Banca de DEFESA: MARIA ADRIANA PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: MARIA ADRIANA PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 31/08/2021
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS BENEFICIÁRIOS(AS) DO PBP DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes quilombolas. Trajetórias acadêmica. Ações afirmativas. Racismo

O objetivo geral deste estudo é analisar a trajetória acadêmica de oito estudantes quilombolas da UFS beneficiários (as) do Programa Bolsa Permanência. Buscou-se para isso caracterizar quem são esses (as) estudantes quilombolas e suas trajetórias acadêmicas. Identificou-se também os projetos institucionais e demais ações que viabilizam o acesso e a permanência dos (as) estudantes quilombolas na UFS. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem quanti-qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A coleta de dados foi fundamentada na análise documental, utilizando o histórico escolar e editais dos processos seletivos, dentre outros documentos. Como resultados apontamos, inicialmente, que na UFS não há ações de acesso e permanência específicas para esses(as) estudantes, ocorrendo apenas a oferta de bolsas pelo PBP ofertadas pelo MEC. A caracterização do perfil revelou que todos(as) se autodeclaram preto(as) e pardos (as); sendo 50% do sexo feminino e 50% do sexo masculino; apresentam faixa etária em sua maioria entre 20 e 22 anos de idade; moram em área rural; oriundos de escolas públicas; realizaram processo seletivo em maioria em CCV e os demais em SISU; ingressaram por cotas étnico raciais em PPI (75%) e não PPI (25%); maioria optou por cursos fora de sede (dentre esses, a maioria no campus do Sertão), todos(as) matriculados(as) em cursos de bacharelado. Registra-se que a maior defasagem idade/série (9 anos) apresentada foi de uma estudante, denunciando, mais uma vez, a posição da mulher negra na base da pirâmide da discriminação e opressão social. Além da bolsa permanência, 50% dos (as) estudantes receberam auxílio PNAES (para aquisição de computador e internet durante a pandemia). Como a UFS não oferta auxílio específico para estudantes quilombolas, o acesso destes(as) a esse auxílio se deu por meio de edital aberto para todos(as) discentes da instituição. Por fim, concluímos que os dados desvelam a necessidade de ações afirmativas específicas para estudantes quilombolas na UFS, como formas de combate ao racismo estrutural e, também, de reparação histórica.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 3152732 - LIVIA JESSICA MESSIAS DE ALMEIDA