Banca de DEFESA: MATHEUS LUAMM SANTOS FORMIGA BISPO

DISCENTE: MATHEUS LUAMM SANTOS FORMIGA BISPO
DATA: 31/08/2021
LOCAL: A definir
TÍTULO: “O Marquês de Pombal e a construção do Ensino de Primeiras Letras (1757-1772)”
PALAVRAS-CHAVES: História da educação; Marquês de Pombal; Primeiras letras; Reformas pombalinas.
ÁREA: Educação

O objetivo geral deste trabalho é compreender a concepção do ensino de primeiras letras nalegislação e na política pombalina, a partir da historiografia, de manuscritos e demais fontesdocumentais e legislativas, bem como de compêndios e periódicos publicados no período. Orecorte cronológico selecionado se inicia em 1757 com a publicação da Lei do Diretório,conhecida como Diretório dos Índios, que institui o ensino da língua Vernacular no país, e seencerra com a Lei de 06 de novembro de 1772, que regulamenta a criação e administração dasEscolas Menores. Chegou-se à conclusão de que ação de pioneirismo do Marquês de Pombalestaria, rigorosamente, não tanto na introdução do ensino de Estado, mas na proposta deelevar tais Estudos Menores com escopo de usar de tal recurso como estratégia defortalecimento nacional e que o ensino de primeiras letras surge anteriormente ao Marquês dePombal com a ação da religião, contribuindo na formação social a partir dos sabereselementares.

Externo à Instituição - CRISTIANO DE JESUS FERRONATO
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 23/08/2021 09:23