Banca de DEFESA: SAYONARA DO ESPIRITO SANTO ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAYONARA DO ESPIRITO SANTO ALMEIDA
DATA: 20/08/2021
LOCAL: on line G Meet
TÍTULO: Cartografia estudantil no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (1969-1981)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Dossiês de alunos. Escrituração escolar. Perfil Discente. Patrimônio histórico-educativo.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta tese analisa o perfil discente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. O marco inicial, 1969, corresponde ao momento em que o colégio foi federalizado, e o marco final, 1981, ao ano em que o Colégio de Aplicação e outras unidades da universidade foram transferidas para o Campus Universitário, no município de São Cristóvão (SE). Essa transferência de localização desencadeou mudanças significativas para instituição e seus sujeitos. Em se tratando de um trabalho de cunho histórico, o principal procedimento metodológico foi a análise documental ancorada nos pressupostos da Nova História Cultural e nos conceitos de escrituração escolar, de Zaia (2011) e Capital Cultural, de Bourdieu (1999; 2014). Com vistas ao objetivo pretendido, utilizou-se como fonte basilar: os dossiês de estudantes (conjunto de folhas avulsas compostas por certidão de nascimento, fichas de matrículas e individual, certificados de conclusão de curso, solicitação de transferências e histórico escolar), examinados de forma serial. Outras fontes subsidiaram a pesquisa: regimentos escolares, entrevistas de ex-estudantes, legislações, ata geral de exames de admissão, portarias e relatórios. O levantamento da documentação ocorreu no acervo do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (CEMDAP) e na Biblioteca Digital do Senado Federal. No período referente ao recorte analisado, o ensino médio passou por duas alterações legislativas, a saber: Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961 e Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, que refletiram na escrituração escolar do Colégio de Aplicação da UFS, na sua organização administrativo-pedagógico e na carreira estudantil (currículo escolar, tempo de permanência e atividades) daqueles que ingressaram na instituição. A pesquisa revelou um corpo discente, composto por 58% de mulheres e 42% de homens. Com predominância branca (78%) e maioria sergipana (78%), procedentes também de outros estados brasileiros. Sendo 83% sergipanos naturais de Aracaju, bem como de municípios vizinhos. Esses estudantes adentraram na 5ª série do 1º grau (série de entrada no Colégio de Aplicação da UFS o qual não oferecia todo o ensino de 1º grau) por diferentes tipos de seleção: do ano de 1969 a 1971 por meio de exames de admissão, de 1972 a 1973 por meio da seleção de provas de conhecimento nos moldes dos exames de admissão, em 1974 através da seleção por sorteio entre os 1º e 2º lugares classificados na 4ª série do 1º grau entre escolas públicas e privadas e de 1975 a 1981 por sorteio público. A pesquisa evidenciou que, mesmo com 64% dos discentes procedentes de instituições escolares privadas localizadas, geralmente, próximas as suas residências em bairros de renda média salarial alta, o perfil discente após a federalização encaminhou para um grupo discente também proveniente de instituições escolares públicas e de bairros mais afastados, onde estava concentrada uma população cuja renda média salarial era baixa. Nesse período, os estudantes também conviveram com diversos estagiários e atividades envolvendo pesquisa e extensão, de modo a atender as finalidades primordiais para as quais foram criados os colégios de aplicação. A tese defendida é de que o perfil discente heterogêneo foi uma marca no período de 1969-1981, motivado pela federalização, modificações legislativas educacionais, redefinições da finalidade e mudanças na forma de ingresso no Colégio.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA