Banca de DEFESA: JULIANA SANTOS DA SILVA VENTURA

DISCENTE: JULIANA SANTOS DA SILVA VENTURA
DATA: 26/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/dyc-bsfb-tgf
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CANAPI/AL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Formação docente. Meio ambiente. Prática pedagógica.
SUBÁREA: Currículo

Esta dissertação aborda a Educação Ambiental (EA) no contexto escolar do município de Canapi/AL, tendo como objetivo geral compreender as concepções de EA dos professores da rede pública de ensino do referido município, levando em consideração a realidade local e os desafios que permeiam a escola pública. O presente estudo desenvolveu-se como uma investigação de cunho qualitativo, que buscou compreender o trabalho e o olhar dos educadores sobre essa área. Assim, trata-se de um estudo de caso desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves, cuja amostra é composta por 12 participantes docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, questionário, documentos e entrevista semiestruturada. Realizou-se a análise dos dados obtidos, por meio da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). A relevância deste estudo parte do fato de que, nas últimas décadas, a EA, que é um elemento essencial da educação e deve ser trabalhada tanto no âmbito formal quanto no informal, tem se revelado como um caminho importante no enfrentamento da atual crise ambiental e na adequação da relação ser humano-natureza, assumindo o compromisso de promover mudanças de valores, comportamentos e atitudes para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável. Os resultados obtidos permitiram visualizar que as concepções de meio ambiente e de EA dos professores pesquisados seguem um viés naturalista, conservacionista e pragmático, o que reverbera nas práticas pedagógicas, que se voltam à conscientização acerca da conservação e da preservação ambiental. Também se observou a dificuldade em situar a EA no currículo e no contexto das diferentes disciplinas. O estudo chegou à conclusão de que a formação recebida pelos professores não os prepara suficientemente para a abordagem das questões socioambientais e que, para o despontamento de uma EA crítica, é preciso uma formação docente inicial e continuada que aborde esse processo educativo de modo transdisciplinar e que aproxime docência e pesquisa científica.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO