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Banca de DEFESA: BRUNA SANTANA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA SANTANA DE OLIVEIRA
DATA: 19/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: “AQUI EM CASA COM O TABLET E VIDEOGAME EU SEMPRE APRENDO UM MONTÃO DE COISAS”: atos de currículo brincantes nas práticas das culturas infantis com as tecnologias digitais
PALAVRAS-CHAVES: Atos de currículo. Culturas Digitais. Protagonismos. Culturas Infantis.
PÁGINAS: 230
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Diante dos avanços da sociedade contemporânea, as tecnologias digitais são cada vezmais parte das interações dos atores sociais, em destaque, encontram-se, de formagradativa, as crianças que se espelham nos pais e começam a explorar esse mundovirtual de forma incipiente e protagonizam as interações com as culturas digitais. Essesprotagonismos com as interfaces digitais potencializam atos de currículo nãoexperienciados nas práticas pedagógicas do contexto escolar, no entanto, esses atosestão presentes nos cenários das culturas como experiências educativas nas práticasdiárias. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender os atos decurrículo construídos nas culturas infantis com as tecnologias digitais. Para tanto, esteestudo se sustenta na epistemologia multirreferencial para um olhar plural dosfenômenos educacionais bricolada às estratégias de metodologia participativa dapesquisa com crianças. Sendo assim, esta investigação qualitativa tem como base ainspiração nos pressupostos da etnografia para uma maior escuta de vozes das própriascrianças/interlocutoras enquanto protagonistas das vivências das culturas infantis nodigital em rede. Os dispositivos utilizados para a produção de dados foram: diário decampo para os registros, observação interativa com duração de quatro meses no espaçoprivado familiar de duas crianças na faixa etária de três e cinco anos e, por último, osmomentos de brincadeiras. Os resultados apontam as autorias curriculantes por meiodas brincadeiras. Este estudo evidenciou que as crianças estruturam estratégias deconectivismos por meio dos elementos simbólicos das culturas infantis nas redes comintuito de enriquecer situações imaginárias no brincar e também tentam interpretar osícones dos ambientes acessados, tais como: imagens, sons, textos, consequentemente,desenvolvem autorias curriculantes de maneira lúdica no cotidiano.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3216831 - JOSEILDA SAMPAIO DE SOUZA
Externo à Instituição - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 26/04/2021 06:59
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