Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE EMILIE SOUZA DE ALMEIDA CABRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNE EMILIE SOUZA DE ALMEIDA CABRAL
DATA: 14/05/2021
LOCAL: on line G Meet
TÍTULO: Preservação do patrimônio histórico educativo: Organização do arquivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Acervo escolar, Arquivo escolar, Centro de Memória, Colégio de Aplicação, Patrimônio histórico educativo.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Tomando como objeto a documentação permanente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS), essa pesquisa tem como objetivo geral a organização dos documentos do arquivo escolar e a sua junção ao acervo do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Codap (Cemdap) de acordo com os princípios e métodos da teoria arquivística, durante os anos de 1959 a 2000, com a finalidade de contribuir com a preservação do patrimônio histórico educativo do colégio. Diante desse objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar espécies e tipos de documentais que foram produzidos durante o período; descrever e classificar os documentos; apresentar ações para a adequada guarda do acervo documental e criar um instrumento de pesquisa para garantir acessibilidade pela comunidade em geral a esses arquivos. O marco temporal inicia-se em 1959, ano da fundação da instituição e início da produção documental, até o ano de 2000, relacionados com a idade dos documentos de caráter permanente do Colégio. O processo de organização dos documentos adota o princípio de proveniência e o critério funcional, respeitando a individualidade, a originalidade, a organicidade e a função para a qual o documento foi produzido. A pesquisa utiliza, entre outros, as seguintes noções ou conceitos “patrimônio histórico educativo, “documento”, “arquivo”, “arquivo escolar” e "centro de memória". Os documentos de uma instituição educativa são importantes para a comprovação de direitos dos agentes da ação educativa, mas também levando em conta sua importância para a memória institucional, a educação patrimonial e a garantia de fontes para pesquisa. Como resultado final a pesquisa propõe a reunião e organização da documentação permanente do arquivo escolar, apresentando como produto final um inventário que garanta o acesso racionalizado à documentação e por conseguinte a preservação do patrimônio histórico educativo do Colégio de Aplicação da UFS.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo ao Programa - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES