Banca de DEFESA: SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA
DATA: 31/03/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: MEMÓRIAS E NARRATIVAS: O PERCURSO DE ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS) DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Humanização. Memória Social. Escola. Professor. Aluno.

A presente pesquisa discorre sobre as memórias escolares e formativas de professores(as) e alunos(as) dos anos finais da Educação Básica, ancorada na experiência da escrita de si. Seu principal objetivo foi analisar o percurso de escolarização e formação desses sujeitos sociais, na direção de permitir, o conhecimento de si, do outro e a reflexão sobre suas práticas por meio de suas narrativas. No campo da Educação, a relação professor(a) e aluno(a) se apresenta como um tema desafiador, e sob esta ótica a pesquisa social tem um relevante papel no estudo das relações sociais construídas no espaço da sala de aula. O método biográfico foi a opção para o suporte epistemológico e metodológico deste estudo. A sua singularidade reside no fato de permitir ao pesquisador um melhor acesso aos registros da memória dos professores(as) e alunos(as) colaboradores, ou seja, aquilo que guardam consigo. Esta pesquisa, de natureza quali-narrativa, foi realizada na modalidade de um estudo de caso. Assim, privilegia narrativas autobiográficas como o instrumento norteador da coleta de dados com professores(as) e alunos(as) do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (CMLEM) no município de Itapetinga – BA. O universo da pesquisa foram três professores(as), vinte e quatro alunos(as) do 3º ano do Ensino Médio e a diretora geral do colégio. O período de recolhimento dos dados foi aproximadamente de outubro de 2018 a novembro de 2019. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada como metodologia a hermenêutica, na perspectiva interpretativo-compreensiva de Ricoeur (2013). As autobiografias e biografias educativas possibilitam conhecer, por meio da elaboração dos textos narrativos, o que se esconde atrás do olhar dos professores(as) e alunos(as). Nesta perspectiva, a pesquisa, por meio das narrativas autobiográficas propicia aos sujeitos sociais um novo olhar para a sua existência, um levantar de possibilidades diante do seu percurso formativo e a capacidade de adequação ao novo ou de reconstrução do que se perdeu. A sua ênfase é com um nível de realidade que não pode ser quantificada e nem mensurada, ao se valorizar muito mais o significado que os sujeitos dão às suas vidas e às relações estabelecidas no cotidiano da existência. Inicialmente esta pesquisa analisou os entrelaçamentos entre a formação escolar e a formação humana, se ancorando na premissa de que o ser humano se completa na relação com o outro e nesta perspectiva a Educação deve contribuir para a humanização. Na sequência discorreu sobre a memória social e o que motiva o ser humano a rememorar, e o que lhe impede de (re)visitar, tratando dos registros desta memória por meio da narrativa de si e da leitura do outro. Assim, ao pensar a palavra como instrumento de formação, a pesquisa analisou os saberes docentes e o processo de formação, bem como os saberes da juventude e o processo de escolarização. No percurso da escrita foi apresentado o espaço escolar, lócus da materialidade deste estudo, bem como os docentes e discentes colaboradores. Por último foram tecidos os fios das narrativas dos professores(as) e alunos(as) a respeito das suas experiências escolares e formativas. Os docentes discorreram sobre as contribuições e dificuldades que a vida escolar impôs e ao narrarem suas trajetórias nos ensinam que o humano se faz na caminhada com o outro, nos relacionamentos que se enovelam na tessitura dos encontros e desencontros da vida. Nos alunos(as), a experiência de escrever e falar sobre si deixou como legado a importância de ser ouvido e também escutar, em meio a tantos discentes silenciados em suas trajetórias escolares. Esta pesquisa tem como marco teórico principal: Abrahão, Arendt, Arroyo, Bolívar, Delory-Momberger, Dominicé, Ferraroti, Finger, Flick, Gondar, Halbwachs, Ricoeur, Saviani, Tardiff e Wolton.

Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo ao Programa - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO