Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ADRIANA PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: MARIA ADRIANA PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 11/02/2021
LOCAL: A definir
TÍTULO: ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO DOS (AS) ESTUDANTES QUILOMBOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA EM 2019 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes quilombolas. Acesso. Permanência. Sucesso. Ensino superior. Ações afirmativas. Racismo.

O processo de democratização do acesso e da permanência de estudantes considerados minorias étnico-raciais e socioeconomicamente desfavoráveis na Educação Superior ainda é uma problemática emergente na sociedade brasileira, tendo em vista que tais questões começaram a ganhar expressividade recentemente após diversas lutas dos movimentos sociais. Este estudo possui enfoque nesse processo de democratização e tem por objetivo geral investigar, a partir dos documentos oficiais, o acesso, a permanência e o sucesso dos (as) estudantes quilombolas participantes do Programa Bolsa Permanência em 2019, na Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem de natureza qualitativa a partir do Estudo de Caso. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a análise documental e de entrevistas. Como resultados iniciais, apontamos que a maioria dos (as) estudantes é do gênero feminino, apresenta faixa etária entre 21 e 35 anos, se declara preto e pardo. Além disso, foi identificado que cursaram o ensino médio em rede pública de ensino 88,89% dos estudantes, enquanto que 8,89% em rede privada, dos quais 20% se encontram com status concluído, e 80% com matrícula ativa. A maioria está matriculado em cursos de menos prestígio social.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 3152732 - LIVIA JESSICA MESSIAS DE ALMEIDA