Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA SALES VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA SALES VIEIRA
DATA: 18/02/2021
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: HERDEIROS DE JALECO BRANCO: UMA RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DE MEDICINA
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes de Medicina. Herdeiros. Relação com o saber.

O presente estudo tem como objetivo central analisar a relação com o saber dos estudantes de Medicina filhos de “ricos”, acadêmicos de uma instituição privada situada na cidade de Jacobina (BA), a Faculdade AGES de Medicina, cuja mensalidade em vigor, em 2020, é de R$8.887,73. Buscou-se, especificamente, traçar o perfil socioeconômico dos estudantes de medicina; enunciar a dimensão epistêmica da relação com o saber médico identificando o que os estudantes dizem aprender, quais as condições, formas e especificidades do aprender no curso de medicina; expor a dimensão identitária reconhecendo o que os mobilizam para o curso de medicina, seus desejos, projetos, expectativas, a imagem que têm de si, o sentido e o valor que atribuem ao saber e à condição de estudante de medicina; por fim, revelar a dimensão social identificando o lugar ocupado pelo sujeito no espaço social, sua relação com os outros, onde e com quem os estudantes dizem aprender. Como aporte metodológico, nos inspiramos no método fenomenológico-hermenêutico inserido em um processo formativo dos 31 estudantes participantes, através de questionário, balanço de saber e entrevistas semiestruturadas. As narrativas provenientes dos balanços de saber e das entrevistas foram consideradas principais na produção dos dados. Resultados preliminares indicam predomínio de mulheres (71%), brancos (61%), solteiros (87%), com renda familiar acima de 10 salários mínimos (58%) e renda familiar entra 4 e 10 salários mínimos (19%), vindos de escolas particulares (90%) e cujos pais possuem nível superior completo (45% dos pais e 61% das mães). A continuidade da pesquisa trará novos elementos para a análise colocando em evidência a relação com o saber desses estudantes.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1153901 - ROSA AMELIA ANDRADE DANTAS
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA