A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA MARIA SANTOS TORRES MARCONDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANA MARIA SANTOS TORRES MARCONDES
DATA: 04/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/njx-gidi-vjm
TÍTULO: TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A PLATAFORMA G SUITE FOR EDUCATION
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Remoto Emergencial. Educação Básica. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação. Formação Continuada. G Suite for Education.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa buscou compreender as inter-relações entre a formação continuada e as práticas educativas desenvolvidas no ensino remoto emergencial a partir da plataforma G Suite for Education, pelos professores de uma escola particular de Aracaju-SE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com viés descritivo e exploratório, que foi constituída através do método de estudo de caso, participaram desta pesquisa seis professores do 8º ano do ensino fundamental. Quanto aos instrumentos para produzir dados foram adotados a análise documental, observação da sala de aula virtual e a entrevista online semiestruturada, através de videoconferência, pelo Google Meet. Quanto à análise dos dados foi feita a partir da perspectiva da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados desta pesquisa apontam para convergência de opiniões entre os professores participantes, acerca da importância das formações continuadas ofertadas pela escola para a inserção da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação. As descrições que configuram tais conclusões são decorrentes da visão docente de que a tecnologia é uma realidade da atual sociedade, não podendo a escola continuar alheia a esse novo contexto. Sobre o G Suite for Education, superados os desafios, foi observado que se sobressaíram as contribuições da implementação da plataforma educacional, que promoveu o engajamento dos alunos e possibilitou aos professores a aplicação de estratégias nas aulas virtuais, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, no ensino remoto emergencial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - SIMÃO PEDRO PINTO MARINHO

Notícia cadastrada em: 23/11/2020 14:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf