Banca de QUALIFICAÇÃO: HEVELY CATHARINE DOS ANJOS SANTOS

DISCENTE: HEVELY CATHARINE DOS ANJOS SANTOS
DATA: 27/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/xee-vpck-qkp
TÍTULO: CAMINHOS IDEOLÓGICOS DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCRETIZAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARACAJU-SE.
PALAVRAS-CHAVES: Dimensão Ambiental. Formação Docente. Políticas Públicas.

As políticas públicas de Educação Ambiental (EA) são indispensáveis para o enfrentamento da crise socioambiental, elas contribuem para a inserção dessa temática na realidade escolar e também nas comunidades das quais essas escolas fazem parte. Dessa forma, essa pesquisa busca analisar o potencial da Política Municipal de Educação Ambiental - PMEA (Lei nº. 3309/05) para a implementação da Educação Ambiental nas escolas municipais de Aracaju. Com isso, foram realizadas análises da referida política pública buscando entender como as categorias Educação Ambiental e Sustentabilidade são definidas. As análises foram realizadas através da Análise Textual Discursiva (ATD). Num segundo momento, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores da SEMED e também professores da rede municipal de Aracaju que realizam/realizaram projetos relacionados com a temática socioambiental em suas escolas. As entrevistas buscam investigar se estes conhecem a política em questão e quais os caminhos viáveis e factíveis para a inserção da dimensão socioambiental em sala de aula a partir da Lei nº. 3309/05. Como método para a análise dos dados produzidos nas entrevistas foi utilizada a (ATD), visando compreender melhor as concepções encontradas no discurso dos professores e abordadas na Lei n.º 3309/2005. Espera-se que os professores conheçam a lei em questão e que já tenham experiências sobre as dificuldades e benefícios trazidos na implementação da EA em sala de aula. Identificadas as dificuldades será possível estimular a reflexão acerca das propostas oriundas da lei, e os benefícios podem incentivar outros professores a buscar conhecer as políticas públicas de educação ambiental.MEMBROS DA BANCA:

Interno - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo ao Programa - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 23/11/2020 13:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10