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Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO DOS SANTOS
DATA: 27/11/2020
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/ywo-izno-irx (videoconferência)
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS (2002 - 2019)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Quilombola; Formação Docente; Políticas Públicas Educacionais.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as políticas públicas de formaçãodocente para a educação escolar quilombola (EEQ) que foram institucionalizadas noBrasil no período de 2002 a 2019. Assim sendo, o objetivo da pesquisa é investigarcomo as concepções de políticas públicas de formação docente para a educaçãoquilombola postas no sistema educacional brasileiro a partir de 2002 se apresentam nosProjetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais remanescentes de quilombo emSergipe. Para alcançar este objetivo, buscou-se fazer um levantamento bibliográfico,documental e empírico, de forma a compreender como o contexto real das comunidadesquilombolas perpassa pela complexa e sistemática condição de exclusão socialreportada a longos períodos da história do Brasil. Nos dias atuais, verifica-se que ascomunidades estudadas seguem lutando pelo seu reconhecimento e fortalecimentoidentitário, sendo a educação um caminho que se constitui como fundamental para oprocesso de transformação pretendido. A fundamentação teórica da pesquisa estábaseada em uma linha de análise situada no campo histórico dialético, apresentando umconjunto de elementos conceituais alicerçados nas relações sociais de produção,emancipação, resistência, historicidade, criticidade, formação, cultura, raça e etnia, quedispõem de parâmetros essenciais para a investigação da realidade a partir do seucontexto histórico e social. Por esta razão, a base metodológica utilizada fundamenta-seno materialismo histórico dialético, entendido como um método de investigação voltadopara a análise da realidade como um todo e que incorpora no objeto analisado elementosespecíficos de sua caracterização conceitual. Por meio das análises iniciais, foi possível
compreender que as concepções da política de formação docente que estão legalmenteestabelecidas no campo da prática da EEQ não funcionam em sua totalidade, pois estasdependem de um conjunto de ações que vão além da institucionalização de diretrizes,perpassando por um conjunto de várias ações primarias, dentre as quais a necessidadede uma atuação educadora capaz de dialogar com as diferenças e com as especificidadesdas comunidades remanescentes de quilombo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMANUEL ALBERTO CARDOSO MONTEIRO
Externo ao Programa - 1423843 - MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Externo ao Programa - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA

Notícia cadastrada em: 10/11/2020 08:16
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