Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIVAN DOS SANTOS MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIVAN DOS SANTOS MOURA
DATA: 03/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/dyc-bsfb-tgf
TÍTULO: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPONESA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NOSSA SENHORA SANTANA
PALAVRAS-CHAVES: TIC. Juventude e Identidade Camponesa. Formação de professores do campo.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este trabalho tem como objetivo compreender em que medida as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm contribuído para a formação de uma identidade camponesa de estudantes do ensino médio de uma escola localizada em um território de assentamento. Para investigar o problema de pesquisa a partir das categorias elencadas - TIC, Juventude Camponesa e Identidade Camponesa entre outras que surgirão posteriormente -, e postular a tese que será apresentada, recorreu-se aos seguintes autores de obras clássicas e contemporâneos em sua grande maioria de inclinação marxista ou que dialogam com o marxismo como referencial teórico: Marx e Engels (1970, 1980, 2008), Mészáros (2005), Saquet (2017), Heller (2015), Arroyo (2011, 2014, 2019), Caldart (2011), Molina (2011), Castro (2015), Foerste e Fichtner (2015), Sales e Almeida (2015), Lobo (2015), Groppo (2017), Rossato e Praxedes (2015), Pires (2012), Ghedin (2012), Souza (2016), Freire (1979, 2005) entre outros. Como principal instrumento de coleta de dados da pesquisa foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a aplicação de questionários. Foram submetidos às entrevistas os estudantes e os professores; a aplicação dos questionários coube apenas aos estudantes. Os dados coletados passarão por uma etapa de análise de conteúdo a fim de categorizar os discursos. Após essa etapa e diante das informações que serão construídas se iniciará outra etapa da pesquisa: interpretação e compreensão da realidade histórica dos estudantes a partir do recorte da vida cotidiana que eles experienciam no assentamento e escola. Isso tudo se encaminhará sob à luz da teoria marxista através do método dialético como método de produção e interpretação dos dados. Parte-se do pressuposto que os estudantes, jovens camponeses, estão cotidianamente sob o jugo das contradições capitalistas e enfrentam os dilemas que os atormentam. Trata-se de uma situação de extrema complexidade contra a qual os jovens tendem a enfrentar para (re)construir no bojo das disputas e lutas travadas no campo uma nova subjetividade, uma subjetividade emancipadora. A posição dessa pesquisa é a de que não se deve aceitar qualquer pensamento ou determinação de cunho hegemônico e, portanto, ideológico de que o campo deve estar a serviço da cidade; não se deve, pois, transferir-se para a representação social da população do campo esse papel subordinado e compreendido como espaço de trabalho e não de vida (CASTRO, 2015). Nesse sentido, os jovens do campo podem apresentar-se como protagonistas de uma realidade política que pode romper com a herança histórica que trata o campo como território atrasado, inferior e incapaz. Para auxiliá-los no protagonismo das ações dessa identidade camponesa, a presença das tecnologias digitais na vida cotidiana desses jovens é um componente importante. Embora o campo seja um território ainda precarizado com a ausência de políticas públicas de inserção dessas tecnologias, a juventude camponesa que se forma nas diversas áreas rurais de Sergipe está inserida no mundo tecnológico como modo de (co)existir a partir desse direito por ela reivindicado. Assim, ao apropriar-se das Tecnologias da Informação e Comunicação, a juventude do campo pode aumentar as possibilidades de engajamento a fim de lutarem pela emancipação humana.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Externo ao Programa - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo ao Programa - 2528737 - MARILENE SANTOS