Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS WENDEL SILVA SANTOS
DATA: 12/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: TEATRO COMO RECURSO DE COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Autismo. Teatro. Corpo. Inclusão. Comunicação.
PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O Teatro constitui um campo artístico de diferentes linguagens e técnicas. Oensino de Teatro nos diferentes graus de ensino é um grande desafio que vemsendo discutido academicamente. Desta maneira, e importante aprofundar asexperiências teatrais educativas para além das datas comemorativas e fazer doteatro parte da vida social das pessoas. Quando se fala de Teatro de Animaçãono contexto da inclusão percebemos que há uma lacuna no conhecimento e aoafunilar este processo atrelado ao ensino de teatro de bonecos para criançascom autismo percebemos que as discussões precisarão ser mais consistentese críticas. Assim, este trabalho pretende compreender como o teatro e os jogosteatrais, numa perspectiva inclusiva, podem contribuir para o desenvolvimentoda comunicação da pessoa com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,cuja metodologia utilizada é a pesquisa-ação no contexto da arte-educação. Foirealizada de X a X, semanalmente, integrando um total de X encontros. Otrabalho foi dividido entre as observações das sessões terapêuticas defonoaudiologia do GEPELC/UFS e as intervenções teatrais com Teatro deAnimação. Para a efetivação da pesquisa, os instrumentos de coleta de dadosforam a observação participante, diário de bordo, intervenção com jogosteatrais, gravação em vídeo e entrevistas semi-estruturadas. Como resultadoparcial foi percebido que é possível vincular o ensino de Teatro de Animaçãocom a Comunicação Alternativa e Ampliada para o trabalho com crianças comautismo.