Banca de DEFESA: RICARDO COSTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO COSTA DOS SANTOS
DATA: 11/08/2020
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: ECOS DE UM BRASIL FRANCOFONO: A LÍNGUA FRANCESA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1960 –2013)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio de Aplicação. Disciplina Escolar. Língua Francesa. Universidade Federal de Sergipe.

Este trabalho tem por objetivo estudar a presença da Língua Francesa no currículo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS), tendo como recorte temporal de 1960 - período no qual a disciplina começou a ser lecionada, a 2013 - momento em que, após uma longa discussão sobre a permanência ou não do Francês, o idioma se consolidou em virtude da aprovação do concurso para professor efetivo, fazendo do Codap a única instituição de ensino básico do Estado de Sergipe a preservá-lo. O estudo está alicerçado nos conceitos de Disciplina Escolar de Chervel (1988, 1990), Cultura Escolar de Felgueiras (2010), Capital Cultural, Capital Simbólico, Capital Social e Campo de Bourdieu (2002, 2004). Da mesma maneira, utiliza-se da técnica da entrevista, como uma metodologia da História para possibilitar o cruzamento de dados na construção do estudo, conforme Meihy (2017). Fizemos uso de fontes como as cadernetas de resultados finais e parciais, atas de reunião, fotografias, relatórios, dentre outros documentos. A pesquisa foi realizada colhendo documentos nos seguintes locais: Arquivo Central da Universidade Federal de Sergipe AC/UFS, Centro de Memória e Documentação do Colégio de Aplicação (Cemdap), Arquivo da Aliança Francesa de Aracaju, além dos arquivos pessoais de ex-professores e de ex-alunos do Codap/UFS. Comprovou-se que a permanência do Francês no currículo foi possível, sobretudo, por se tratar de um Colégio de Aplicação, local marcado pela relação de sociabilidade entre a graduação e a escola. Esta tese contribui para as discussões nas áreas da História da Educação em Sergipe e no Brasil, sobretudo no campo das Disciplinas Escolares e na História do Colégio de Aplicação.

Externo ao Programa - 2522010 - ELAINE MARIA SANTOS
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - MARIA NEIDE SOBRAL