Banca de DEFESA: TEREZA HORTENCIA DA SILVA AZEVEDO

DISCENTE: TEREZA HORTENCIA DA SILVA AZEVEDO
DATA: 31/07/2020
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: ENTRE O ESPECÍFICO E O INDISSOCIÁVEL: formação docente e ensino colaborativo para a inclusão escolar
PALAVRAS-CHAVES: : Formação docente. Ensino colaborativo. Inclusão. Educação básica

Esta investigação tem como objetivo geral analisar as contribuições do ensino colaborativo para a prática educativa dos docentes da classe comum e da sala de recurso multifuncional (SRM), cartografando as aprendizagens (re)construídas por esses profissionais na escola investigada. Defendo a ideia de que o ensino colaborativo potencializa os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e os valores dos(as) professores(as) à ressignificação da práxis, com vistas a potencializar as aprendizagens dos(as) alunos(as) com deficiência (AcD). Esta pesquisa fundamenta-se na teoria da complexidade que expressa formas de conceber o conhecimento e o ensino, a partir de mudanças teórico-práticas em favor de uma atitude transdisciplinar. Quanto à natureza dos dados, trata-se de uma investigação qualitativa, utilizando-se de fontes secundárias, como: livros, teses, dissertações, artigos, leis, decretos, atos normativos, resoluções, relatórios, bem como documentos disponibilizados pela escola envolvida. Adotei, ainda, a metodologia da pesquisa-intervenção com o propósito de acompanhar os processos referentes às práticas pedagógicas desenvolvidas pelo(as) professores(as) da classe comum e da SRM, aplicando-se o método de procedimento cartográfico para perceber as singularidades nos movimentos do rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento que dialogam e transitam entre si. O lócus foi uma unidade de ensino municipal, localizada em Aracaju/Sergipe, a qual atende a 536 alunos, desses, 20 com deficiência. Do corpo docente, dois profissionais estão disponíveis para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 27 atendem à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. Os dispositivos de produção de dados foram o diário de campo, as conversas correntes e as memórias educativas analisados à luz das noções subsunçoras. Os resultados permitiram identificar as dificuldades dos(as) educadores(as) no desenvolvimento do fazer pedagógico no que concerne aos AcD, dentre outros fatores, ocasionadas por uma formação continuada destituída da indissociabilidade entre teoria e prática. As análises revelaram, ainda, a importância das inter-relações entre mediação, planejamento coletivo e formação continuada em serviço, com vistas à ressignificação de conhecimentos e aprendizagens (re)construídas a partir de experiências e aprendizagens colaborativas.

Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO