Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA TAUANA SANTOS

DISCENTE: PAULA TAUANA SANTOS
DATA: 21/07/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: do letramento aos multiletramentos em uma escola da rede pública de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Letramento. Multiletramentos.
ÁREA: Educação

Esta investigação tem como objetivo geral cartografar as práticas de letramento ou multiletramentos aplicadas pelos(as) professores(as) do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola pública da rede estadual de Sergipe. As práticas sociocomunicativas emergentes ou modificadas pelo uso progressivo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) repercutem nas relações humanas e nos processos de produção do conhecimento, resultando em linguagens multimodais que, impulsionadas pelo multiculturalismo, impõem exigências aos(às) educadores(as). Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se (re)pensar a práxis, a partir de experiências formativas, desenvolvidas no exercício da profissão, ante os avanços das TICs e da multiplicidade de linguagens e significados que requerem articulação com as práticas escolares e a cultura. Epistemologicamente, este estudo pauta-se na teoria da complexidade como possibilidade de alcançar a multidimensionalidade dos processos educativos. Trata-se de uma investigação teórico-empírica que, pela via da abordagem qualitativa, busca compreender as subjetividades dos(as) professores(as), inclusive, na perspectiva da pesquisa-intervenção, cuja proposta consiste em uma ação transformadora e de reforma do pensamento. Utilizou-se, ainda, o método de procedimento cartográfico na pretensão de se mapear as complexidades do campo da docência, apoiado nas variações da atenção, a saber: o rastreio, o toque, o pouso e o reconhecimento atento. Na produção de dados, os dispositivos usados foram o diário de campo, as conversas correntes e as memórias educativas trabalhadas à luz das noções subsunçoras, dando-lhes corpus analítico para a compreensão da realidade investigada. Os impactos esperados envolvem a (re)significação da práxis, no tocante ao uso crítico da linguagem e da escrita nas relações sociais, bem como, nas itinerâncias formativas dos(as) docentes da educação básica na qualidade e equidade do ensino público.

Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - PRICILA KOHLS DOS SANTOS