Banca de DEFESA: ALLESSANDRA ELISABETH DOS SANTOS

DISCENTE: ALLESSANDRA ELISABETH DOS SANTOS
DATA: 28/05/2020
LOCAL: meet.google.com/ikw-neix-rft
TÍTULO: TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO: representações de professoras de língua inglesa em duas escolas estaduais de ensino médio integral em Aracaju-Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Representações Sociais. Ensino-aprendizagem de inglês. Ensino médio integral. Tecnologias.

Esta pesquisa, inserida na linha Educação e Comunicação, apresenta comoobjetivo geral analisar as representações de quatro professoras de língua inglesa acercados usos de tecnologias e a sua relação com a prática de ensino em duas escolasestaduais de ensino médio em tempo integral em Aracaju-Sergipe. Para atingir esseobjetivo, o estudo foi realizado sob a orientação da Teoria das Representações Sociaisde Moscovici (2010), baseando-se ainda em Jodelet (2001). O quadro teórico delineadoparte de concepções de tecnologias de autores como Castells (1999), Lemos (2015),Lévy (2010), Santaella (2013; 2016); assim como a relação entre ensino de línguainglesa e tecnologias (JESUS; MACIEL, 2015; LIMA, 2011, 2017; MONTE MÓR;TAKAKI, 2017; PAIVA, 2015, 2019), e ensino médio integral baseando-se nos textosda lei federal de Reforma do Ensino Médio, lei de nº 13.415, de 16 de dezembro de2017, a lei estadual de Sergipe de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral,além dos documentos oficiais PNE (2014) e BNCC (2018). Metodologicamente,adotam-se os princípios de natureza qualitativa, caracterizando-se como empíricaquanto às fontes de informação e aos procedimentos de coleta. Os dados foramcoletados por meio de questionários, observações de aulas não-participantes comtomadas de notas e entrevistas semiestruturadas, e analisados segundo a perspectiva dapesquisa-docente de Freeman (1998) e do processo de codificação de Auerbach eSilverstein (2003). Por meio da análise gerada pelos dados coletados neste estudo,surgiram representações sociais acerca dos usos de tecnologias e a sua relação com aprática de ensino das participantes, trazendo as reflexões emergentes durante a análise einterpretação dos dados apresentando contribuições e implicações para estudosposteriores nesse cenário de necessidade de modificações no sistema de educação.

Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA