A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS HENRIQUE SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS HENRIQUE SILVA SANTOS
DATA: 26/05/2020
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS: estudo cartográfico com professores de Educação Física na rede municipal de ensino
PALAVRAS-CHAVES: Formação. Saberes docentes. Práticas pedagógicas. Educação Física.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral cartografar os saberes e as práticas (re)construídos pelos professores da rede pública municipal de Nossa Senhora da Glória, no sertão de Sergipe, com vistas à identificação das inter-relações constituídas nos percursos de formação inicial e continuada. Defendo a ideia de que a formação docente é um processo permanente de (re)significação da práxis relacionadas à atividade dos educadores. Esta investigação defende que as dificuldades encontradas pelos docentes no ambiente escolar podem ser contextualizadas, questionadas e confrontadas, com vistas à promoção de ações didático-pedagógicas interventivas para a melhoria da qualidade do ensino público. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, apoiada na teoria da complexidade, utilizando-se do método de procedimento cartográfico para a produção dos dados por meio de dispositivos, como: app-diário, questionário exploratório, conversas correntes e memória educativa. Os dados foram trabalhados à luz da análise das noções subsunçoras que exigem operações cognitivas baseadas no reagrupamento de ideias âncoras e na reorganização das unidades de significação para produção da meta-análise. Espera-se que os resultados permitam reflexões acerca da identificação das inter-relações entre formação, saberes e práticas desenvolvidas na práxis docente no campo da Educação Física.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3147900 - FERNANDA AMORIM ACCORSI
Externo à Instituição - JOSEVANIA TEIXEIRA GUEDES
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 11/05/2020 14:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf