Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVANIA MOURA VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEOVANIA MOURA VASCONCELOS
DATA: 18/02/2020
LOCAL: DIDÁTICA VII - SALA 201
TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA FOMENTAR A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEQUENCIADA: AS IFES EM FOCO.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Sustentabilidade Financeira das IFES. Estratégias viáveis às IFES.
ÁREA: Educação

As IFES são lócus de formação humana, que capacita o homem para agir interferindo,positivamente, na edificação e transformando do processo socioeconômico e político, no qual seinsere. Visa à propulsão da pesquisa, da ciência e da edificação de saberes essenciais àcoletividade. O papel que as IFES exercem em sua missão de criar, difundir e conservar o saberhumano, evidencia sua sustentabilidade econômica como ferramenta, indispensável, ao contínuoprogresso socioeconômico e à formação humana. Diante do exposto, a pesquisa estuda práticasem captação de receitas próprias, utilizadas pelas IFES de renome em captação de receitas, noBrasil, objetivando verificar se existem práticas eficientes em captação de receitas próprias, quesejam exequíveis e aplicáveis às IFES de menores aportes financeiros em captação de receitas
próprias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois analisa e descreve o problema socialutilizando-se dos artifícios de estudo de caso múltiplos. Como aportes teóricos são utilizadosreferências de Amaral, Caetano, Carbucci, Coaraci, Favéro, Riscarolli,Silva, dentre outros, quepesquisam acerca do financiamento da educação superior, no qual, as receitas próprias das IFESse inserem. Usa como ferramenta de produção de dados: planilhas estruturadas do GovernoFederal com a composição das receitas próprias das IFES, pesquisadas, relatórios de gestão,questionários e entrevistas semiestruturadas. A população pesquisada é composta por pró-reitores e diretores administrativos de oito IFES, que atuam nas seguintes instituições:Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal dePernambuco, Universidade Federal de Brasília, Universidade Federal de juiz de Fora,Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte,Universidade Federal da Bahia. O trabalho tem como base os dados e os escritos explícitos nasplanilhas e nos relatórios de gestão das IFES e, os conteúdos teóricos plotados nos trabalhos queversam sobre a sustentabilidade financeira das Instituições Federais de Ensino Superior.

Externo à Instituição - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - ELISSANDRA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - EVANDRO GHEDIN