Banca de DEFESA: ANABELA MAURÍCIO DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANABELA MAURÍCIO DE SANTANA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: VOZES MASCULINA E FEMININA
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Trabalho docente. Ensino Médio. Gênero. Identidade.

Esta tese se inscreve no âmbito do debate sobre as experiências singulares vivenciadas por docentes no cotidiano do trabalho, assume como objetivo analisar a diversidade de gênero, as experiências de professoras/es, a construção da identidade no processo de formação, significação e ressignificação da divisão sexual do trabalho no Ensino Médio no Colégio Estadual Professor João Costa em Aracaju/SE. A pesquisa realiza-se a partir da interlocução com matrizes teóricas do materialismo histórico dialético por meio das categorias da totalidade, contradição e mediação e as teorias feministas e de gênero. Neste sentido, a abordagem qualitativa adotada na construção do objeto enfatiza dimensões macro/micro, coletivo/individual, objetivo/subjetivo, os conflitos e as contradições. A opção metodológica pelo estudo de caso ocorreu por meio da consulta a variadas fontes bibliográficas, documentais e fontes empíricas, atribuindo-se especial destaque a realização de entrevistas semiestruturadas com 19 (dezenove) respondentes, sendo 10 (dez) professoras e 9 (nove) professoras/es que ministram aulas nas modalidades de Ensino Médio Integral, Inovador e Convencional no Colégio Estadual Professor João Costa. Os resultados expõem as condições sociais e materiais, a partir das quais as/os professoras/es vivenciam as relações sociais de gênero no trabalho. As narrativas dos/as interlocutoras/es permitiram o diálogo com fontes teóricas/os e dados empíricos, inferindo-se que o gênero dos protagonistas é relevante na análise do processo de trabalho docente e que a feminização do trabalho tem efeitos múltiplos sobre a educação escolar, entre eles, sobre as formas de organização do trabalho docente. O cotidiano escolar do colégio Costão emerge atravessado pelo movimento dialético em que marcas do poder estão presentes e re/produzem papéis sociais fixos para homens e mulheres, bem como identidades sociais de gênero, reforçando a permanência da histórica divisão social e sexual do trabalho. O trabalho doméstico ainda é tido como definidor das atividades ditas femininas e tem presença inexorável na vida da maioria das mulheres docentes, sinalizando a importância de se compreender o trabalho das educadoras na escola tendo como referência o trabalho doméstico, mais do que o trabalho industrial, ou em outros setores de serviços. Os resultados também ratificam fragilidade de docentes para lidar com a abordagem de gênero. Neste aspecto, a não incorporação das determinações de gênero no Projeto Político Pedagógico da escola constitui uma lacuna para a ampliação deste debate de forma transversal e interdisciplinar. Destarte, a incorporação da perspectiva de gênero não pode ser apenas um aditivo a nossas análises habituais, baseadas na dinâmica de classe, mas exige uma revisão de todas as categorias explicativas.

Presidente - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS