Banca de DEFESA: ALESSANDRA SANTANA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA SANTANA PEREIRA
DATA: 19/02/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS VIÁVEIS E FACTÍVEIS TRILHADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLAS SUSTENTÁVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Escolas Sustentáveis. Políticas Públicas.
SUBÁREA: Currículo

O Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) é uma proposta de política pública que busca promover a sustentabilidade socioambiental no ambiente escolar, para isso, estabelece três princípios fundamentais: o currículo, o espaço físico e a gestão. O presente estudo assume como objetivo explicitar os caminhos viáveis e factíveis trilhados para implementação do Programa Nacional Escolas Sustentáveis na rede estadual de ensino em Sergipe, buscando revelar os desafios e as dificuldades encontradas pelos sujeitos para o seu efetivo desenvolvimento, a partir da apropriação da realidade do ponto de vista prático e teórico. Em relação a investigação ao relato analítico dos resultados coletados a abordagem adotada foi a qualitativa por se tratar de uma pesquisa em educação, em que o procedimento metodológico aqui adotado foi de natureza exploratória e caráter descritivo. Para determinar o universo da pesquisa foi o realizado um levantamento prévio junto ao NEDIC/SEDUC para verificar o quantitativo de escolas estaduais contempladas com o PNES, chegando a uma amostra de 26 escolas distribuídas em 10 DRE’s, sendo 8 contempladas com o programa. Esse estudo foi realizado junto a DRE03 que fica localizada no agreste central sergipano, na cidade de Itabaiana, tendo como amostra do estudo as 12 escolas que receberam o recurso do PDDE Escola Sustentável. A investigação do estudo se fez através de 15 entrevistados dentre eles Coordenadora de Educação Ambiental do NEDIC, Coordenadora Pedagógica da DRE03, Técnica de Educação Ambiental da DRE03 e os diretores das escolas contempladas dirigidas pela respectiva DRE. As informações foram coletadas a partir de uma entrevista semiestruturada, além do mapeamento afim de localizar as escolas contempladas e a análise do PPP das escolas como também do Plano de ação. Os dados das entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo, visando assim compreender o processo de implementação do programa na ótica dos atores sociais participantes da pesquisa. Dentre os resultados obtidos podemos observar a falta de conhecimento na implantação do programa, além do que, também podemos encontrar o comprometimento de alguns gestores para as questões socioambientais. Com isso esperasse contribuir para o entendimento de que forma o Programa chegou ao estado de Sergipe, e como aconteceu o processo de implementação nas escolas estaduais da DRE03. Além disso acreditasse que com o aporte teórico cientifico gerado, essa pesquisa possa contribuir para uma melhor compreensão e fortalecimento das escolas contempladas com o PNES.

Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Presidente - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO