Banca de DEFESA: ROBSON CLEDSON DE JESUS DIAS

DISCENTE: ROBSON CLEDSON DE JESUS DIAS
DATA: 20/02/2020
LOCAL: DIDÁTICA VII - SALA 201
TÍTULO: IMPACTOS E DESAFIOS PARA ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA DO ITANHY/SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Tecnologias de Informação e Comunicação digital. Aula Digital.

Esta pesquisa tem o objetivo geral analisar o processo de implantação do Projeto Aula Digital, ressaltando seus impactos e desafios para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmar José da Cruz, em Santa Luzia do Itanhi, Sergipe. Tem como objetivos específicos: detectar quais as maiores dificuldades durante a implantação do projeto nas escolas; averiguar, a partir da voz dos professores, quais as expectativas sobre o projeto Aula Digital; e identificar, a partir do estudo das diretrizes do Projeto Aula Digital, os indicadores de impacto desse projeto na prática pedagógica do professor, sem ficar à margem de um breve panorama da cultura digital. A metodologia adotada é de índole qualitativa e tem estudo de caso como caminho para realização da pesquisa. Foram também utilizados documentos produzidos por órgãos internacionais, como também documentos oficiais que estruturam o Projeto Aula Digital. O método se vale de dois procedimentos, a saber: entrevista semiestruturados e observação. E tem como sujeitos professores da escola em pauta. As análises dos dados mostram que existe forte engajamento dos professores com essa tecnologia disponível. Destaca-se que a quantidade dos recursos disponibilizados são, de fato, necessários e contribuem notadamente para a prática pedagógica desenvolvida, mas ainda são (in)suficientes para atender à demanda dos professores, pois a falta de fone de ouvidos impede resultados mais satisfatórios. Os resultados mostram que os impactos são, portanto, de pequena proporção. Assim, o Projeto Aula Digital, contemplado nas políticas educacionais, contribui para melhoria das práticas educativas e sua implementação, potencializada por tecnologias digitais educativas, permite que o professor, tanto quanto possível, o domínio dessas tecnologias, ao mesmo tempo que a escola se afasta de práticas tradicionais e conservadoras, aproximando, assim, de práticas inovadoras. Tem como marco teórico Sancho, kenski, Santanella, Yin e Porto.

Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR