Banca de DEFESA: JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 18/02/2020
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: NECESSIDADES E DIFICULDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Formação Continuada. Profissionalização.

A formação continuada tem configurado na atualidade importante campo de discussões sobre quais saberes específicos à docência necessita construir para o efetivo trabalho da ação educativa no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as perspectivas dos docentes sobre processos de formação continuada vivenciados na educação infantil, dimensionando suas necessidades e dificuldades formativas na construção dos saberes profissionais qualitativos do ensino-aprendizagem da rede de ensino de Aracaju. A pesquisa é qualitativa descritiva, com aplicação de questionário exploratório para reconhecimento do perfil dos 265 docentes atuantes nas turmas de pré-escola/educação infantil da rede municipal. Em segundo momento, mediante os dados coletados nos questionários sobre os docentes será formado um grupo amostral de 44 docentes para realização de entrevistas individuais gravadas e 02 entrevistas coletivas vídeo-gravadas na própria Unidade Escolar. A análise de dados se constituirá referenciada pela análise do conteúdo em Bardin (2016) com tratamento e categorização das informações obtidas. A soma dos resultados apontam para critérios de consolidação de uma política de formação continuada que paute-se nas necessidades e dificuldades com perspectivas de viabilidade da formação continuada dos docentes que atuam na educação infantil da rede municipal de Aracaju. A escuta docente constitui imperioso mecanismo de orientação de ações e processos formativos como fator de qualificação da docência, promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes bem como de toda a educação infantil.

Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES GALVAO