Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON DE ARAUJO REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DE ARAUJO REIS
DATA: 17/02/2020
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: O Professor da Sala de Recursos Multifuncionais e o uso das Tecnologias Assistivas.
PALAVRAS-CHAVES: Aluno com deficiência; Formação de Professores; Inclusão Educacional; Sala de Recursos Multifuncionais; Tecnologias Assistivas.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Esta pesquisa busca compreender como os professores do Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais da rede pública estadual de Aracaju - Sergipe evidenciam as Tecnologias Assistivas. O alcance do objetivo foi norteado pela seguinte questão: como os professores da Sala de Recursos Multifuncionais se apropriam das Tecnologias Assistivas enquanto recursos de acessibilidade em suas atividades desenvolvidas? Esse problema é decorrente a reflexão realizada no campo de estudos do processo de inclusão educacional. Mesmo com todo arcabouço legal existente na atualidade sobre inclusão, o Atendimento Educacional Especializado, a Sala de Recursos Multifuncionais e a Formação de Professores devem ser reconhecidos enquanto função complementar ou suplementar a formação do aluno com deficiência por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras. A fim de elencar tais necessidades ao longo da pesquisa, optou-se pela abordagem de natureza qualitativa. Elegeu-se como objeto de estudo os professores que atua na Sala de Recursos Multifuncionais das escolas jurisdicionadas a Diretoria de Educação de Aracaju. No intuito de alcançar o objetivo proposto, os dados foram coletados a partir de questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados serão analisados por meio da técnica análise de conteúdo na perspectiva da categorização de Bardin. Vale ressaltar que esta pesquisa está ancorada nos pressupostos da educação inclusiva e das Tecnologias Assistivas tendo como elo a apropriação de professores. Com esse estudo, espera-se contribuir a partir de reflexão acerca dos possíveis processos fundamentais para a identificação das necessidades, de aquisição, formação e utilização adequada das Tecnologias Assistivas enquanto recursos de acessibilidade os quais contribuem e ampliam habilidades funcionais colaborando de forma positiva para a inclusão educacional.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Externo à Instituição - NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOE