Banca de DEFESA: SIMONE SILVA DA FONSECA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE SILVA DA FONSECA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II
TÍTULO: Os saberes matemáticos nas instituições de ensino profissionalizante de Sergipe (1909 -1971)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação de Sergipe. História das Instituições Escolares. Instituições de Ensino Profissionalizante. Saberes Matemáticos.

A presente tese tem como objeto de estudo os saberes matemáticos nas instituições de ensino profissionalizante de Sergipe. A investigação tem como objetivo geral investigar como estavam organizados/reorganizados os saberes matemáticos em três instituições de ensino profissionalizante de Sergipe: Escola de Aprendizes Artífices de Sergipe, Instituto Profissional Coelho e Campos e Escola de Comércio Conselheiro Orlando, no período de 1909 a 1971. O recorte temporal inicia em 1909 com a criação da Escola de Aprendizes Artífices de Sergipe, e o marco final o ano de 1971, conforme a Lei Federal nº 5.692/71 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira que generalizou a profissionalização no Ensino Médio, denominado na época de ensino de segundo grau, tornando técnico-profissional todo currículo do segundo grau compulsoriamente. Para a produção deste estudo, adotei um caminho metodológico coerente com a pesquisa histórica e com os pressupostos teóricos da História da Educação, e, sob a luz da História Cultural, defini como categorias de análises os conceitos de saberes a e para ensinar de Valente e Hofstetter (2017), disciplina escolar de Chervel (1990), cultura escolar de Felgueiras (2010) e instituições escolares de Magalhães (2005). Defendo a tese de que as escolas de ensino profissionalizante de Sergipe foram criadas com o objetivo de profissionalizar os jovens sergipanos por meio de um ensino prático e teórico e que o ensino dos saberes matemáticos ocuparam um lugar de destaque nos currículos/programas contribuindo para a formação efetiva do jovem, quer no que diz respeito aos objetivos específicos da sua formação na área profissionalizante nos mercados de ofícios, quer na sua formação integral como indivíduo. O estudo põe em destaque os saberes matemáticos ensinados nas aulas de comércio e nas instituições de ensino profissionalizante, a formação dos professores que ensinavam esses saberes, os livros/compêndios adotados e as reformas educacionais ocorridas nesse período do estudo.

Presidente - 336.439.035-53 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI