Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIVALDO SANTOS SENA
DATA: 27/09/2019
HORA: 08:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PEDAGOGIA: DESENVOLVIMENTO, OBSTÁCULOS E DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professor; Estágio Curricular; Teoria e Prática.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho tem como mote “o Estágio Curricular Obrigatório em Pedagogia”. E, apresenta como objetivo principal - compreender, a partir de seus obstáculos mais marcantes, os principais efeitos do estágio, sobretudo durante a iniciação à docência, na formAção do alunado de Pedagogia. O método de pesquisa é de cunho quali-narrativa e faz parte desse estudo de campo estagiárias do 7º período do curso de Pedagogia da UFS - do Campus Professor Alberto Carvalho em Itabaiana, Sergipe. Se utiliza de duas técnicas comuns a pesquisa qualitativa, quais sejam: observação e entrevistas narrativas. A metodologia utilizada para interpretação de dados análise de conteúdo, especificamente a categoria temática de Bardin. Elege como marco teórico, Arroyo, Pimenta, Freire e Souza. O presente estudo mostra, até aqui, o reconhecimento da importância do estágio, em particular, na experiência, ainda que breve, da iniciação à docência. Os resultados mostram, também, que as estagiárias abordadas, no entanto, se queixam das dificuldades durante o período em que a busca da relação teoria e prática, por vezes, de difícil enfrentamento para quem não tem a licença para ensinar e intervir no cotidiano da escola. Mostra, ainda, que a realização do estágio em pauta, mesmo em meio a obstáculos de difícil enfrentamento e incertezas frente a permanência no curso em marcha, contribui significativamente para a qualidade da formação e a afirmação no magistério.