A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: PEDRO PAULO SOUZA RIOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO PAULO SOUZA RIOS
DATA: 29/05/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE AULA
TÍTULO: O ESTRANHO QUE HABITA EM MIM: NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES GAYS NO SEMIÁRIDO BAIANO
PALAVRAS-CHAVES: (Auto)biografias. Gênero. Homossexualidades. Trabalho Docente.
PÁGINAS: 189
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

A presente tese tem por objetivo analisar, por meio das narrativas (auto)biográficas, o discurso de professores gays do Seminário Baiano sobre a produção de si enquanto corpo estranho e as estratégias de desconstruir/fazer/negociar gênero e sexualidade ao longo de suas trajetórias escolar/acadêmica. A discussão teórica desta pesquisa é tecida com fundamento na teoria acerca dos estudos de gênero, sexualidade, homossexualidade e estudos queer, no que se refere ao conceito de estranho, a partir das trajetórias dos professores gays, por entendermos que as mesmas se constituem peça basilar na construção vivencial e conceitual da estranheza. Neste sentido, o estranho imposto àquele que é gay como uma marca identitária indissolúvel, nos faz perceber que temas como diferença sexual e de gênero, em pleno século XXI, estão imbuídos de inquietações, constituindo-se enquanto conceitos que precisam ser problematizados, suscitando o debate em torno de questões que foram historicamente “naturalizadas” e disseminadas como sendo a única forma de viver as subjetivações de gênero e sexualidade. Este estudo fundamenta-se na base epistemológica da pesquisa qualitativa em que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis. A base investigativa desse estudo ancora-se na abordagem (auto)biográfica, que concebe a narrativa enquanto instrumento de produção de dados, uma vez que evidencia elementos da subjetividade do sujeito, sua trajetória de formação e experiências de vida. Os colaboradores da pesquisa foram seis (06) professores egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Biologia, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII em Senhor do Bonfim/BA. A pesquisa evidenciou que a construção do estranho no corpo da criança viada é anterior a descoberta e a vivência da sexualidade e, tem por princípio basilar a diferença constatada no corpo que destoa da norma. É possível inferir, ainda, que corpos estranhos também se constituem enquanto discurso e transgridem a norma, demarcam fronteiras e se autodeclaram alforriados dos grilhões heteronormativos a que eram subjugados. Neste contexto, as narrativas sinalizam que foi necessária a criação de estratégias de enfrentamento às normas heterossexistas, por considerar que o enfrentamento, comumente, tem se constituído a única maneira de se viver as diferentes subjetivações de sexualidades e gênero. Sob esse prisma, se faz necessário pensar a formação docente de tal modo que assegure efetivamente a problematização de temas relacionados às questões de gênero e sexualidades. Entendemos, portanto, que além de pôr em debate questões relacionadas às práticas pedagógicas, é necessário que o currículo escolar seja reestruturado, no sentido de pensar as diferenças sem camuflar a homofobia, o racismo e toda forma de exclusão que perpassam tais práticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Interno - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Externo à Instituição - GREGORY DA SILVA BALTHAZAR

Notícia cadastrada em: 14/05/2019 17:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf