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Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYLA MENEZES DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYLA MENEZES DE SANTANA
DATA: 05/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA DO PROEE 
TÍTULO: COMO “ME TORNEI” EDUCADORA POPULAR: TRAJETÓRIAS DE ALFABETIZADORAS DE PESSOAS ADULTAS
PALAVRAS-CHAVES: Trajetórias de alfabetizadoras populares. Pastoral da Criança. Engajamentos comunitários. Educação Popular.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

Como “me tornei” educadora popular? Essa é a questão norteadora desta pesquisa que objetiva compreender o processo de tornar-se educadora popular, através da análise das trajetórias narradas por mulheres que atuaram no Projeto de Alfabetização da Pastoral da Criança, no período de 1993 a 2011, no Estado de Sergipe. Educadoras populares viventes de uma pedagogia gestada nas fronteiras comunitárias, nos braços dos saberes diversos, enredados em narrativas singulares e subjetivas. Construir o encontro com essas dez educadoras, residentes em comunidades dos municípios sergipanos de Lagarto, Ilha das Flores, Cristinápolis e Neópolis, tem sido o movimento que mais demarca esta pesquisa. Nesse movimento, nomeado metodologicamente de entre-encontro, importa escutar sensivelmente àquelas que se tornaram educadoras no processo vivido, que digam de sua experiência, de seu fazer-se e refazer-se diante de saberes outros para além do já sabido. Esse estudo apoia-se nos pressupostos metodológicos da Fenomenologia Hermenêutica enquanto método de abordagem e da História Oral, como método procedimental, apreendendo as narrativas e recolhendo os testemunhos resultantes dos entre-encontros através de três movimentos: entre-escuta; escrita de si; e roda de conversa. Para analisar o modo como elas se tornaram educadoras usa-se ferramentas conceituais dentro do campo da memória e da experiência, bem como se estabelece um diálogo com os pressupostos teóricos da Educação Popular, entrecruzada com uma perspectiva analítica freireana em consonância com a alfabetização de adultos. De modo preliminar infere-se que foi num processo permeado por engajamentos comunitários que essas mulheres se entregaram à força propulsora da educação e tornaram-se educadoras populares, comprometendo-se em alfabetizar pessoas adultas que pertenciam às suas comunidades e que estavam em situação de analfabetismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Externo à Instituição - EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA
Externo à Instituição - RAFAEL ARENHALDT

Notícia cadastrada em: 15/03/2019 08:38
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