Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA VITURINO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA VITURINO SANTOS
DATA: 25/03/2019
LOCAL: SALA DE ESTUDOS III - PPGED
TÍTULO: AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA PRÁTICA DE PROFESSORAS DO 2º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Avaliação da aprendizagem. Prática docente. Prova escrita.

Há muito tempo discute-se a avaliação educacional tanto no que diz respeito as avaliações externas que desde a década de 1990 exercem maior influência na elaboração das políticas educacionais, quanto em relação a prática avaliativa docente, sobretudo no tocante ao uso de instrumentos de avaliação. A prova escrita ainda é, plausivelmente, a mais utilizada nas avaliações em larga escala, mas também, assim indicam pesquisas empíricas brasileiras (MORAES, 2008; FERREIRA, 2009; CONCEIÇÃO, 2018; entre outros) o instrumento predominantemente usado pelos professores, inclusive no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. No tocante a aprendizagem da língua escrita os testes padronizados como, por exemplo, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), 2016, apontaram que os estudantes de escolas públicas brasileiras apresentam uma proficiência insatisfatória em leitura (54,73%) e escrita (33,85%). Os resultados de Sergipe são ainda mais preocupantes: 80,2% em leitura e 55,96% em escrita. Diante disso, compreendendo a avaliação como prática necessária à aprendizagem e a intrínseca relação entre ensinar e avaliar, levanta-se a seguinte pergunta norteadora: Que dados emanam das provas escritas elaboradas por professoras (es) alfabetizadoras (es)? Esses instrumentos oferecem dados que permitam orientar o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita?. Este estudo tem como objetivo geral analisar a prática avaliativa docente no processo de alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental. Especificamente, propõe-se: 1) Identificar quais instrumentos as (os) docentes do 2ºano escolar utilizam para avaliar a leitura e a escrita; 2) Analisar os fatores (idade, experiência, formação, entre outros) que influenciam na escolha; 3) Identificar quais indicadores/descritores as (os) professoras (es) utilizam nas provas; 4) Comparar os indicadores tendo como referência o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); 5) Formular escala de descritores complementar a escala oficial usada no SAEB; 6) Identificar a adequação dos instrumentos elaborados para a tomada de decisão docente no tocante ao processo ensino-aprendizagem da língua escrita. Para tanto, será realizado um estudo descritivo, de natureza quantitativa, que utilizará como técnicas de coleta de dados a aplicação de questionários e a análise das provas elaboradas pelas (os) professoras (es). O universo da pesquisa é composto pelas (os) 109 docentes regentes de turmas de 2º ano das escolas municipais de Aracaju/SE no ano letivo de 2019. O corpus de análise é formado pela amostra aleatória de 319 provas escritas. O tratamento estatístico dos dados será realizado por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Espera-se, por um lado, que a análise teórica crítica proposta nesse trabalho contribua para o aperfeiçoamento dos atuais descritores indicados pelas avaliações oficiais, e por outro, que a análise da prática das (os) professoras (es) aponte caminhos para a formação inicial e para o aperfeiçoamento profissional docente no tocante à avaliação da aprendizagem.

Externo ao Programa - 1190642 - ALESSANDRA PEREIRA GOMES MACHADO
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Presidente - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA