Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ GENIVALDO MÁRTIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ GENIVALDO MÁRTIRES
DATA: 13/03/2019
LOCAL: SALA DE AULA  - NEPHEN
TÍTULO: Do capelo ao fardão: Percursos de professoras na Academia Sergipana de Letras (1977 a 2008).
PALAVRAS-CHAVES: Academia Sergipana de Letras. Intelectuais. Produção literária. Trajetória de professoras. Redes de sociabilidades.

Esta tese investiga a inserção e o lugar de professoras na Academia Sergipana de Letras(ASL), entre os anos de 1977 e 2008, marco temporal da investigação. Foram utilizadasas seguintes categorias e seus respectivos teóricos: campo e capital cultural de Bourdieu(1996, 2002); intelectuais e rede de sociabilidade de Sirinelli (2003); e geração deMannhein (1982). Utiliza-se a pesquisa documental, por meio de documentosproduzidos pela ASL e seus imortais, localizadas em diferentes acervos, tais como opróprio arquivo da ASL; arquivo da Academia Brasileira de Letras (ABL); InstitutoHistórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE); Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro(IHGB) e arquivos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e da UniversidadeFederal de Sergipe (UFS). Também se emprega procedimentos metodológicos dahistória oral com o uso de relatos orais, coletados por meio de entrevistas aplicadas aintegrantes da academia. A ASL foi criada em 1929, por intelectuais que pertenciam aoIHGSE e a Hora Literária. Somente em 1977 foi admitido o ingresso de mulheres.Foram doze mulheres eleitas imortais no período investigado, todas com atuação nomagistério superior e/ou no ensino secundário. A inserção de professoras nos quadrosda ASL constituiu-se num enfrentamento ao androcentrismo e na mobilização deprocessos de legitimação e participação de mulheres neste sodalício.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo ao Programa - 2527690 - CLAUDEFRANKLIN MONTEIRO SANTOS
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA