Banca de DEFESA: AMANDA DE MATOS PEREIRA

DISCENTE: AMANDA DE MATOS PEREIRA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: DIDÁTICA 6 SALA 2
TÍTULO: MÉTODO HISTÓRICO, HISTORIOGRAFIA INGLESA E ENSINO DE HISTÓRIA (1894-1906)
PALAVRAS-CHAVES: Método Histórico. Teoria da História. Didática da História. Historiografia Inglesa.

Nos estudos que tratam das primeiras historiografias gerais na Inglaterra, produzidas entre ofinal do século XIX e meados do século XX, ainda não há consenso sobre o que seria métodohistórico, e como tal método, fundamentaria uma proposta para o ensino de história naescolarização básica. Dito isso, essa pesquisa tem o objetivo de compreender os diferentes“conceitos” de método histórico utilizados no ensino da disciplina de História em periódicosde teoria e metodologia da História inglesa, usados na formação de profissionaisuniversitários na área (1894-1906). Como fontes, foram utilizados os periódicos: TheAncestor (1896-1904) pela (University of Toronto), The Commonwealth & Empire (1905-1906) também pela (University of Toronto) e The English Historical Review (1903-1906) pela(University of Oxford). Nessas revistas, que veiculavam reflexões metahistóricas, foramcatalogados os termos (designações) - “método” [Method], “metodicamente” [Methodically],“metódico” [Methodic], “método” [Methodical], “metodismo” [Methodism] e “metodista”[Methodist], no referido período. A busca pelos significados desses termos foi motivada pelodesconforto gerado pela falta de consenso, entre os historiadores, ao tentar fundamentar umaDidática da História no conceito de “método histórico”. Já nesse período, podemos perceber acrise de paradigmas que essa falta de consenso provocou no campo do ensino da Históriaentre os historiadores. Essa crise desencadeou debates sobre a história marcados pela
proclamação de “mortes” e “fins”. Sendo que, esse fato correspondeu substantivamente, aopessimismo epistemológico, que alcançou o pós-modernismo, assim como também elevou amáxima importância dessa discussão no mundo ocidental, sobre o que o ensino estaria a devera epistemologia histórica, entre 1884 e 1904. Assim, passamos a refletir nessa pesquisa que,em meio ao momento de queda de concepções históricas no mundo ocidental, existia umacomunidade de historiadores ingleses, que insistiam na sobrevivência de um método universalque pudesse fundamentar a Didática da História, mas que, ao mesmo tempo, não conseguiamprovar a existência dessa. Tendo dito, nesse estudo são importantes conhecimentos em tornode temáticas como, Metodologia e Teoria da História, Didática da História, Sociologia dasProfissões, História das Ideias, Filosofia da História e Educação. Ao chegar aos resultados,após analisar as fontes nas quais contém as teses defendidas pelos historiadores dahistoriografia inglesa que tentavam fundamentar o ensino, sobre o objeto “método histórico”,foi enumerado que o conhecimento dos diferentes propósitos desses autores gerou caminhos(methodos) distintos, nomeados por listas de habilidades e valores designados por diferentestermos. Cabe ressaltar aqui a relevância da investigação das condições de possibilidades dosprocessos de replicação desses formatos e as implicações desses na constituição de um saberhoje chamado de Didática da História. Conclui assim, que essa pesquisa contribui para oentendimento sobre o processo ambicioso mais falho dos historiadores para fundamentar adidática ideal para o ensino de história. Em outras palavras, a pesquisa move a reflexão paraque os profissionais educadores possam pensar suas escolhas posteriores na fundamentação deprojetos de Didática da História, aprimorando conhecimentos educacionais técnicos e críticos.

Externo ao Programa - 2369226 - ANA LÚCIA SIMÕES BORGES FONSECA
Externo ao Programa - 1115599 - CARLOS DE OLIVEIRA MALAQUIAS