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Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA
DATA: 27/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DED
TÍTULO: MEMÓRIAS E NARRATIVAS: TRAJETÓRIAS DE VIDA E PERCURSO FORMATIVO DOS PROTAGONISTAS DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Memória Social. Narrativa. Professor/Aluno. Conhecimento de si.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa analisa as principais influências do percurso de escolarização e formação deprofessores e alunos do Ensino Médio, na direção de permitir a estes atores, a partir denarrativas, o conhecimento de si, do outro e a reflexão sobre suas práticas. No campo daeducação avulta a relação professor e aluno como o mote que mais desafia. Sob esta ótica, apesquisa social tem relevante papel no estudo das relações sociais construídas no espaço dasala de aula. A presente pesquisa, de índole quali-narrativa, se faz na modalidade de umestudo de caso. Assim, privilegia narrativas autobiográficas como o instrumento norteador dacoleta de dados com professores e alunos da Rede Estadual de Ensino de Itapetinga – BA. Asautobiografias e biografias educativas possibilitam conhecer, por meio da elaboração dostextos narrativos, o que se esconde atrás do olhar dos professores e alunos. Nesta perspectiva,a pesquisa, por meio das narrativas autobiográficas propicia aos sujeitos sociais um novoolhar para a sua existência, um levantar de possibilidades diante do seu percurso formativo e acapacidade de adequação ao novo ou de reconstrução do que se perdeu. A sua preocupação écom um nível de realidade que não pode ser quantificado e nem mensurado, ao se valorizarmuito mais o significado que os sujeitos dão às suas vidas e às relações estabelecidas nocotidiano da existência. A Educação e a memória social se apresentam como categoriascentrais deste trabalho. Para o tratamento dos dados coletados será utilizada a análise dodiscurso com base em Orlandi (2009). Optou-se por trabalhar com o método biográfico comosuporte metodológico e epistemológico. O que singulariza este método é o entendimento deeste caminho permite ao pesquisador um melhor acesso aos registros da memória dosprofessores e alunos selecionados e, portanto, aquilo que guardam consigo, tanto mais fundo etanto mais até esquecido. Esta pesquisa tem como marco teórico principal: Abrahão, Gondar,Freire, Josso, Nóvoa, Romão, Souza


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo à Instituição - GEÍSA FLORES MENDES
Externo à Instituição - JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Interno - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI

Notícia cadastrada em: 15/02/2019 11:16
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