Banca de DEFESA: LUCINEIDE ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: LUCINEIDE ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Libras
TÍTULO: Pedagogia na UFS: o lugar da Educação Inclusiva numa realidade excludente
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Formação docente. Inclusão. Pedagogia. Universidade.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa objetivou investigar de que maneira a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva tem sido contemplada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) da Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos em São Cristóvão, mediante análise do Projeto Pedagógico do Curso, da matriz curricular e das ementas dos componentes curriculares nesse curso. Para tanto, a proposta foi identificar como (e se) os aspectos da educação inclusiva estão sendo contemplados nos princípios que norteiam o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe; identificar no currículo dos curso de Pedagogia da instituição os componentes curriculares que possibilitam o estudo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, por meio da análise das ementas e, nelas, identificar os componentes obrigatórios e optativos, conteúdos que possibilitem ao futuro professor, no decorrer do curso de Pedagogia, a formação para a educação inclusiva. De natureza qualitativa, a investigação teve como referência a análise documental e estudo de caso. A pesquisa do tipo estudo de caso, por debruçar-se especificamente na análise do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, do Campi de São Cristóvão, o que implica compreender o objeto nas suas especificidades, mesmo contendo elementos amplos acerca da formação de professores. Posteriormente foi aplicado um questionário com os alunos concluintes do curso, com 10 questões abertas e fechadas. Para tanto, os dados foram examinados através da análise de conteúdo. O referencial teórico partiu das temáticas acerca de formação de professores, currículo e inclusão de autores como Tardif, Libâneo, Arroyo, Severino, Demo, Sacristán, Vasconcelos e marcos legais pertinentes ao assunto. A relevância deste estudo é centrada no fato de ser um tema que suscita reflexão no arcabouço educacional da Instituição, para edificação de um curso de Pedagogia que possa, efetivamente, formar um professor para realidade inclusiva ou preparado para incluir numa realidade excludente. Os resultados indicaram que a Universidade, lócus da formação inicial docente, precisa se antecipar à realidade, dando uma resposta frente aos problemas da contemporaneidade, bem como preparar melhor os futuros professores e pesquisadores para a realidade escolar no contexto da inclusão.

Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo ao Programa - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Externo ao Programa - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Externo à Instituição - JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA