Banca de DEFESA: JOSELENE TAVARES LIMA PEREIRA

DISCENTE: JOSELENE TAVARES LIMA PEREIRA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: O SMARTPHONE COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem. Cotidiano Escolar. Educação. Mobilidade. Smartphone
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Nos últimos anos vivenciamos um acelerado desenvolvimento e disseminação da telefonia móvel no mundo e no Brasil. Nesse contexto, surgem os “celulares inteligentes” ou smartphones, os quais possibilitam a convergência de diferentes mídias nos mais variados formatos e linguagens, ampliando demasiadamente o acesso e compartilhamento de informações. No campo educacional, esta tecnologia comunicacional também está presente em diversos espaçostempos do cotidiano escolar. Deste modo, questionamos: Como alunos do ensino médio podem aprender ao usar seus smartphones nos diferentes espaçostempos da escola? Como os alunos utilizam esses dispositivos móveis na sala e durante as aulas, no processo de aprendizagem e na produção do conhecimento? A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender as aprendizagens dos discentes do ensino médio com os seus smartphones nos diferentes espaçostempos do cotidiano escolar. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa no campo da pesquisa-ação. Os praticantes culturais desta investigação são alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro - SE. Foram utilizados os seguintes dispositivos para a produção dos dados: oficinas pedagógicas, diário de pesquisa, registros fotográficos, gravações de áudio e vídeo das situações vivenciadas em sala de aula, ou seja, no cotidiano escolar dos praticantes culturais; por fim foram também realizadas rodas de conversa. A análise dos dados foi feita a partir da abordagem multirreferencial e dos estudos nos/dos/com os cotidianos, considerando os aspectos socioculturais e educacionais presentes nas narrativas dos sujeitos no contexto escolar. Os resultados evidenciam que os praticantes culturais desta pesquisa estão imersos na cibercultura e na cultura da mobilidade, tendo em vista que se utilizam dos smartphones para diversas finalidades durante as aulas e em todos os espaçostempos da escola, não apenas para realizar pesquisas acadêmicas e estudos das disciplinas, mas também para produzir informações e conhecimentos variados.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo ao Programa - 3308805 - MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA
Externo à Instituição - DURCELINA ERENI PIMENTA ARRUDA