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Banca de DEFESA: JOSEFA RISOMAR OLIVEIRA SANTA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA RISOMAR OLIVEIRA SANTA ROSA
DATA: 21/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DID II
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: O CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Licenciatura. Sabedoria Digital. Sociedade do Conhecimento. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação - TDIC.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Educação e Comunicação” e tem comoobjeto de estudo os cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com oobjetivo de compreender como se articulam, frente às demandas atuais da docência, oscomponentes curriculares voltados para as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDIC) na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, ofertados no campus deSão Cristóvão. Para atingir o objetivo em tela, definiu-se os seguintes objetivos específicos:caracterizar a cultura digital identificando os aspectos da tecnologia digital que imprimem novasdemandas cognitivas e socioemocionais às pessoas na contemporaneidade; levantar, junto aosDepartamentos de Ensino, as matrizes curriculares dos cursos de licenciaturas da UFS quesinalizam componentes curriculares inerentes às TDIC e respectivas ementas, planos de ensino ecargas horárias; compreender qual o lugar das TDIC na formação inicial de professores, a partirda análise das ementas e planos de ensino dos componentes curriculares identificados no objetivoespecífico anterior, e se os mesmos coadunam-se com uma formação capaz de desenvolver, nolicenciado, a sabedoria digital. Nesse sentido, faz-se necessário que o profissional de educaçãotenha uma formação que lhe possibilite enfrentar os desafios impostos na sua práxis docente deforma consciente do seu papel enquanto mediador crítico reflexivo acerca do uso das tecnologiasna área da educação, de forma a evitar a tentação das “modas” pedagógicas. Os dados foramcoletados através de pesquisa documental dos planos de ensino e ementas dos cursos delicenciaturas da UFS. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de base qualitativa, desenvolvidaatravés de um estudo bibliográfico do tipo descritivo e exploratório e de análise documental. Omeio escolhido para localização e obtenção dos matrizes curriculares, ementas e planos de cursofoi o site da UFS. A princípio, trabalhou-se com a ocorrência da oferta de disciplinas voltadas àsTDIC nos 25 cursos presenciais de licenciaturas da UFS no campus de São Cristóvão. Osresultados apontam para a constatação da ausência de componentes curriculares voltados para oestudo da aplicação das TDIC no processo de ensino-aprendizagem e, quando existem, em suamaioria, estão inseridos como disciplinas optativas. Por outro lado, tem-se as dificuldades de oscursos de licenciatura em lidarem com a formação para as tecnologias digitais na formação deprofessores, decorrente de limitações quanto às linguagens do meio virtual e, em alguns casos, adisciplina por ser optativa, dá a impressão de pouca importância no conjunto da formação,
enquanto deveria ser vista como um instrumento a ser utilizado para manter atualizada a propostado Curso, quanto a lacunas ou novas demandas oriundas da atualização tecnológica da sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 11/02/2019 11:16
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