Banca de DEFESA: NIVIA MARIA DE VASCONCELLOS COUTO DOREA

DISCENTE: NIVIA MARIA DE VASCONCELLOS COUTO DOREA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DED
TÍTULO: PERCURSO HISTÓRICO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: LUGAR DE FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR?
PALAVRAS-CHAVES: HISTÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE. MAGISTÉRIO SUPERIOR. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU.

As formulações acadêmicas e legais para a formação de professores da educaçãosuperior através da pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe –UFS, no contexto macro da pós-graduação brasileira, configura-se como objeto deestudo da presente dissertação. Nossa perspectiva é seu percurso histórico deconstituição como o nível mais elevado do ensino superior brasileiro, configurada comopossível lugar de formação para o magistério superior. Para tanto, esse trabalho temcomo objetivo analisar, do ponto de vista histórico, qual o lugar da formação docentenos cursos de pós-graduação da UFS. No sentido de apoiar os objetivos gerais, temoscomo objetivos específicos: descrever o processo de emergência e trajetória dosprogramas de pós-graduação da UFS; evidenciar se esses programas se constituemcomo lugar de formação para o magistério superior; e caracterizar os elementosindicativos dessa formação. Para facilitar a teorização da pesquisa, e atribuir umsignificado contextual à análise de conteúdo, escolhemos os termos espaço, lugar eterritório. Fazendo uma análise da relação entre eles podemos inferir que o fato de serespaço, não se constitui necessariamente um lugar, já que para se tornar lugar os
espaços precisam ter alguma finalidade, alguma atividade realizada neles, ou seja,precisam ter um sentido atribuído; e tendo o território uma presunção de autoridade, umlugar só se torna território se existirem indicadores de legitimidade. Isso quer dizer queas universidades, através dos seus cursos de pós-graduação stricto sensu, se constituemcomo espaços que garantem a possibilidade de formação para o magistério superior,mas não garantem sua concretização, ou seja, não garantem ser um lugar onde de fato, aformação aconteça, e aqui surge a investigação desse trabalho. Assim, estabelecemoscomo critério de seleção os 43 programas acadêmicos de pós-graduação da FundaçãoUniversidade Federal de Sergipe – FUFSE, que foram avaliados pela CAPES noquadriênio 2013-2016. O método de abordagem é de pesquisa qualitativa, exploratória,com o recurso metodológico da análise de conteúdo, onde os dados coletados serãooriundos de análise documental. O material de análise faz parte dos documentos oficiaisdos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe –UFS, dos documentos de avaliação da CAPES, dos dados do INEP, bem como, delegislações específicas que tratam dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil.A trama conceitual é fundamentada através de três eixos principais: histórico dos cursosde pós-graduação no Brasil e em Sergipe; políticas públicas de pós-graduação strictosensu para docência no ensino superior; e elementos indicadores que caracterizem oslugares de formação docente. A pesquisa demonstrou que mais da metade dosprogramas da UFS contemplam em seus objetivos a formação para o magistériosuperior, e já que possuem essa finalidade, pode-se dizer que se constituem comolugares de formação docente. Porém quando analisamos outros elementos indicativosde formação, constatamos que 63% destes não possuem disciplinas, nem atividadesobrigatórias na integralização dos estudos como condição para titulação de seusdiscentes, o que nos leva a questionar qual a concepção de formação docente para essesprogramas, e de que forma ela é efetivamente realizada pelos mesmos. Foi evidenciadotambém que alguns cursos de pós-graduação da UFS, em seus percursos históricos, sãomarcados por avanços e retrocessos, sobretudo em seus componentes curriculares, noque diz respeito à formação para o magistério superior, e isso pode estar relacionado aoacompanhamento das diretrizes estabelecidas nos PNPGs.

Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - ILKA MIGLIO DE MESQUITA

Notícia cadastrada em: 11/02/2019 10:39