Banca de DEFESA: ALINE CAJÉ BERNARDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CAJÉ BERNARDO
DATA: 12/02/2019
LOCAL: O inglês e seu ensino na escola pública: os sentidos atribuídos pelos professores
TÍTULO: O INGLÊS COMO OBJETO DE ENSINO: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES
PALAVRAS-CHAVES: Inglês. Relação com o Saber. Sentido. Objeto de Ensino. Disciplina Escolar.
ÁREA: Educação

O inglês é a língua adicional mais ensinada mundialmente e tornou-se recentemente obrigatória no currículo dos sistemas escolares brasileiros (BRASIL, 2016). A literatura específica sobre o ensino desse idioma na escola regular aponta que ele tem apresentado problemas e que o nível de proficiência dos brasileiros é um dos mais baixos do mundo (ALMEIDA FILHO, 2003; LEFFA, 2016). As orientações curriculares nacionais têm enfatizado o ensino de línguas adicionais para a formação cidadã, o que não descarta o ensino de conteúdos específicos da disciplina e seus elementos linguísticos. Saber como os professores categorizam os conteúdos que ensinam é uma questão relevante para a formação docente. As pesquisas têm destacado os saberes mobilizados pelos professores no exercício de sua profissão, mas poucas são as que se dedicam especificamente aos conteúdos ensinados (SHULMAN, 2004). Na presente pesquisa buscou-se compreender o que é o inglês ensinado no Ensino Fundamental II de escolas públicas, e que sentidos os docentes atribuem ao seu ensino. Para tanto, ela foi fundamentada na teoria da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000; 2005), a qual busca compreender como o sujeito atribui sentido à sua experiência em sua relação com o mundo, consigo mesmo e com o outro. Os conceitos de conhecimento didático de conteúdo (SHULMAN, 2004) e disciplina escolar (CHERVEL, 1990) também formaram o embasamento teórico deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, alinhada metodologicamente à sociologia compreensiva de Max Weber, cujos participantes foram trinta e cinco professores de inglês dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas de Sergipe. Como instrumentos de geração de dados foram utilizados os Balanços do Ensino de Inglês, adaptados dos Balanços do Saber (CHARLOT, 2000); entrevistas semiestruturadas e observação não participante de aulas. Verificou-se que o inglês como objeto de ensino configura-se por seus aspectos linguísticos, seguindo a lógica da “reflexão sobre o que é a língua” em seus aspectos formais. O inglês ensinado é caraterizado pelos docentes como básico ou rudimentar, pois são realizadas simplificações dos conteúdos, atribuídas à insuficiência de tempo e de recursos, bem como por alegados desinteresse e carência de embasamento dos alunos. Os sentidos conferidos pelos professores ao ensino de inglês moldam os conteúdos ensinados e se estabelecem em função da sua relação com o locus e as condições efetivas de trabalho, da compreensão a respeito do seu papel como docente e de suas representações sobre os alunos de escola pública, portanto, de sua relação com o mundo, consigo mesmo e com o outro.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS