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Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE ANDRADE DE OLIVEIRA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE ANDRADE DE OLIVEIRA DANTAS
DATA: 12/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA PPGED
TÍTULO: A RELAÇÃO COM O SABER DE ADOLESCENTE EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: ALUNO/INTERNO E SUAS HISTÓRIAS COM O “APRENDER/NÃO APRENDER”.
PALAVRAS-CHAVES: Relação com o saber; Escola; Aprendizagem; Adolescentes privados de liberdade.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa se caracteriza como um estudo pautado no quadro teórico da Relação com oSaber (RS) desenvolvida por Bernard Charlot e nos adolescentes autores de atosinfracionais, que estão cumprindo medida socioeducativa de internação no Centro deAtendimento ao Menor – CENAM/Estado de Sergipe. A história escolar dosadolescentes autores de atos infracionais defronta com dificuldades na escola,consequentemente, o interesse da pesquisadora foi estudar a relação com o saber destesadolescentes quando confrontados com aquilo que podemos chamar de insucessoescolar, das dificuldades com o aprender na escola, com a não apropriação do saber,com o sentido e o desejo de aprender. Conhecer a história de vida/histórias singularesdesses adolescentes e a relação que estabelecem com o saber foi o primeiro passo paracompreendermos as dimensões que incidem sobre os sentidos que esses sujeitosatribuem a educação, a escola e o saber, trabalhando a relação epistêmica, identitária esocial. Para responder este universo de pesquisa, a investigação tem quatro bases desustentação: a relação com a escola (sentido, desejo); a relação com o aprender nafamília (o primeiro contato); a relação com o aprender na rua (bairro) e; a relação coma escola intramuros (situação atual de privação de liberdade dos adolescentes). Sendoassim, em março de 2017 - primeiro ano de doutorado - realizamos um levantamentocom 215 adolescentes internos no CENAM para levantar dados da situação real daproblemática e, detectamos que 100% se encontravam em situação de distorçãoidade/série, de dois a treze anos de defasagem, conforme as normas nacionais da idadeescolar com a série/ano. Metodologicamente, esta pesquisa se inscreveu numaabordagem qualitativa e teve como lócus o CENAM, que atende adolescentes de sexomasculino cumprindo medida socioeducativa de privação de liberdade. No CENAM osadolescentes são inseridos no ensino formal através da modalidade de Educação deJovens e Adultos (EJA), que é executado em parceria com a Secretaria de Estado daEducação. A escolaridade dentro desta instituição é dividida em: EJAEF I (1º a 5º anodo Ensino Fundamental) e EJAEF II (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental). Neste caso,para melhor compreensão e delimitação do objeto de estudo, os participantes dapesquisa foram os adolescentes (alunos/internos) que estavam no 6º ano e matriculadosna EJAEF II – 1ª etapa, a fim de enriquecer alguns aspectos relevantes para a análisedos dados da pesquisa. Vale ressaltar, que a escolha desta série/ano foi pela maiorincidência/frequência de alunos nesta etapa de escolarização, aproximadamente 30%, napesquisa realizada no primeiro ano de doutorado. A pesquisa demonstra que a escolapara os alunos/internos é um espaço importante de aprendizagem, mesmo quando, naprática, isso não é observado quando considerados a defasagem idade/série destessujeitos. Além disso, dentre as figuras do aprender, os alunos/internos evidenciam osdispositivos relacionas como principal processo de aprendizagem dentro da escola. Na
família aprende-se o respeito e transfigura-se, para eles, a instituição mais importante. Aaprendizagem na rua, além dos dispositivos relacionais, torna-se um espaço “perigoso”,ocasionando aprendizagens ruins associando a criminalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - BETISABEL VILAR DE JESUS SANTOS
Externo à Instituição - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Externo à Instituição - PATRÍCIA VERÔNICA NUNES CARVALHO SOBRAL DE SOUZA
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 23/01/2019 10:25
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