Banca de DEFESA: TAINAN AMORIM SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAINAN AMORIM SANTANA
DATA: 06/12/2018
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: MESTRADO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Mestrado profissional. Formação de professores. Ensino de Ciências.

O mestrado Profissional é uma modalidade de formação continuada de professores, como Política Pública que busca a melhoria da Educação Básica. A pesquisa de abordagem qualitativa teve por objetivo compreender as contribuições do curso de Mestrado profissional em Docência em ensino de Ciências e Matemática da UFPA na melhoria da prática pedagógica do professor de Ciências/Biologia. A pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, foi desenvolvida na Universidade Federal do Pará, no curso de Mestrado Profissional em Docência em Ensino de Ciências e Matemática da UFPA, com alunos formados em Ciências Biológicas/Licenciatura. Para tanto, foi realizado análise documental, questionários e entrevistas para ter acesso as informações, com o intuito de identificar e analisar o que os alunos-professores sabem a respeito do mestrado profissional, suas motivações ao escolher esse curso e as contribuições para a melhoria de sua prática pedagógica. Foi aplicado um questionário com a coordenação do programa de Mestrado profissional em Docência em ensino de Ciências e Matemática da UFPA, para conhecer os aspectos políticos que influenciaram na implementação do curso. Além disso, foi lido e analisado todas as dissertações já defendidas pelos alunos-professores, com a intuito de conhecer suas pesquisas, os impactos dela na sua prática e as impressões que a vivência oferecida pelo programa ofereceu para esses alunos-professores pesquisadores. Todos os dados foram analisados por meio de categorias, que foram observadas a luz do referencial teórico. Diante disso, identificamos as contribuições desses programas, os propósitos de sua implementação, suas limitações e o seu reflexo na vivência escolar desses alunos-professores.

Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE