Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DE MATOS PEREIRA

DISCENTE: AMANDA DE MATOS PEREIRA
DATA: 20/12/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: MÉTODO HISTÓRICO NA HISTORIGRAFIA INGLESA (1891-1914)
PALAVRAS-CHAVES: Método Histórico. Teoria da História. Didática da História. Historiografia Inglesa.
ÁREA: Educação

Nos estudos que tratam das primeiras historiografias gerais na Inglaterra, produzidas entre o século XIX e meados do século XX, ainda não há consenso sobre o que seria método histórico e como tal método fundamentaria uma proposta para o ensino de história na escolarização básica. Dito isso, o objetivo desse trabalho foi identificar as possibilidades de designações em manuais de Teoria da História e de Metodologia da História, empregados na formação universitária de profissionais da História, terem se transformado em conceitos históricos na segunda metade do século XIX. Para tanto, foram inventariados os usos das palavras “método” [Method], “metodicamente” [Methodically], “metódico” [Methodic], “método” [Methodical], “metodismo”[Methodism] e “metodista” [methodist], em impressos que veicularam reflexões metahistóricas em língua inglesa na segunda metade do século XIX e em meados do século XX. A busca pelos significados desses termos foi motivada pelo desconforto de quem ensina História: pautada na dificuldade de fundamentar a Didática da História no conceito de “método histórico” e o tratamento teleológico da História da Historiografia na invenção desse objeto. Nos primeiros resultados, coube analisar algumas teses que, defendidas pelas histórias da historiografia inglesa, sobre o objeto “método histórico”, enumerou que o conhecimento dos diferentes propósitos dos autores, gerou caminhos distintos, nomeados por listas de habilidades e valores designados por diferentes termos. Também cabe registrar a observação das ampliações e restrições do campo semântico dos termos aqui inventariados.

Externo ao Programa - 2369226 - ANA LÚCIA SIMÕES BORGES FONSECA
Externo ao Programa - 1115599 - CARLOS DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS