Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILY MAISE FEITOSA ARAGÃO
DATA: 14/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: O protagonismo da criança em ações sociais com parceiros de idade e a professora no contexto da Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Relações sociais. Protagonismo da criança.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
As relações sociais entre as crianças, seus companheiros de idade e a professora representam um contexto promissor de observação e análise dos modos de ser da criança frente ao que é socialmente instituído no cotidiano escolar. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo central compreender os modos de protagonismo da criança expressos em meio às relações sociais estabelecidas com os pares de idade e com a professora no contexto da Educação Infantil. Buscamos refletir sobre o protagonismo de dezesseis crianças, com idades entre quatro e cinco anos, em meio às práticas pedagógicas de uma instituição municipal de Educação Infantil da cidade de Aracaju/SE. A pesquisa está configurada em uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, com dados produzidos a partir de premissas da etnografia, aportes da Sociologia da Infância e atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os dados foram produzidos partir da observação participante, organizados em sequências interativas denominadas deepisódios, os quais foram selecionados, descritos e analisados em articulação com o referencial teórico eleito. Os resultados parciais evidenciam que as crianças são socialmente competentes, capazes de participar com criticidade e autonomia dos eventos interativos e situações que lhes dizem respeito. Os achados delineiam reflexões sobre a importância de as ações sociais das crianças serem reconhecidas e valorizadas no contexto da Educação Infantil, sendo um meio propulsor para o desenvolvimento da autonomia que a criança conquista em suas experiências.