Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES
DATA: 10/12/2018
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: Impressos estudantis secundaristas em Sergipe: a produção em Aracaju na década de 1930
PALAVRAS-CHAVES: Alunos. Cultura Escolar. Ensino Secundário. Jornal Estudantil.

A presente tese tem por objeto de investigação a imprensa estudantil secundarista em Sergipe, tendo como objetivo principal analisar a circulação de um grupo de alunos em diferentes jornais estudantis, produzidos por eles próprios, na cidade de Aracaju/SE, na década de 1930. O marco temporal definido deu-se a partir da seleção das fontes, logo, o período que engloba os anos de 1930 a 1939, por entender ser um momento de significativas contribuições ao entendimento da configuração e trâmites que envolveram a imprensa estudantil sergipana, especificamente produzida em Aracaju. Para tanto, levanto a hipótese de que o conjunto de jornais aqui analisados se difundiu como prática autônoma dos próprios estudantes, ocorrendo a circulação de alunos em distintos impressos, independentes de sua instituição de estudo, como meio de legitimação da classe estudantina envolvida com a imprensa estudantil daquele momento. Mais ainda, os jornais tornaram-se elementos construtivos na formação discente desses jovens. Como categorias de análise, são utilizados os conceitos de cultura escolar; campo e habitus, entendidos por autores como: Viñao Frago (2001) e Pierre Bourdieu (1994), respectivamente. Além do uso de outros conceitos, para melhor entendimento dos debates travados ao longo do texto, tais como: representação de Roger Chartier (1990) e redes de sociabilidade de Sirinelli (2003). O estudo se constrói a partir da leitura, catalogação e análise das fontes documentais e bibliográficas, mantendo o diálogo com o referencial teórico proposto. Contribuindo, dessa maneira, para o fornecimento de debates em torno do sujeito aluno e suas práticas em jornais estudantis no período da década de 1930.

Externo ao Programa - 3483421 - ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS SANTANA
Presidente - 336.439.035-53 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3316721 - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR