A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: AILA SANTANA DE AMORIM SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILA SANTANA DE AMORIM SILVA
DATA: 21/11/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Didática V, sala 15
TÍTULO: COOPERAÇÃO ENTRE PROFESSORES:UM ESTUDO DESCRITIVO EM QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE LAGARTO-SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Cooperação entre professores. Cooperação multiprofissional. Coordenação pedagógica.
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esse estudo objetiva descrever as condições favoráveis para uma cooperação entre professores em âmbito escolar. A cooperação profissional de professores é vista como estratégia para aumentar a eficácia e eficiência da escola partindo do pressuposto de que a atuação isolada de profissionais da educação oferece menos oportunidades de um acompanhamento individualizado do aluno. Por isso, se espera, por meio da cooperação dos profissionais de uma comunidade escolar, compensar a divisão em anos escolares e alinhar os esforços dos profissionais para alcançar os objetivos de aprendizagem preestabelecidos. Exige-se uma cooperação entre professores diante de propostas como a progressão continuada, a inclusão de alunos com deficiências, e outras novas concepções deorganização da educação e do trabalho pedagógico, assim como se exige uma cooperação multiprofissional diante da inserção de profissionais tais como psicólogo escolar, supervisor educacional, nutricionista, voluntários. Pesquisas realizadas nos últimos dez anos, revelam, no entanto, que o professor continua a trabalhar isoladamente. Isso criou a inquietação de saber quais as condições favoráveis para que uma cooperação (multi)-profissional dos professores se estabeleça, mas sendo aqui, neste momento, a cooperação dos professores entre si, o foco. Propõe-se especificamente, identificar os motivos da (não) cooperação dos professores em âmbito escolar; sistematizar o agir cooperativo dos professores; e identificar as condições favoráveis para a cooperação entre os professores na escola. Para isso é realizada uma pesquisa descritiva em quatro escolas que ofertam o primeiro e o segundo ciclo do ensino fundamental, mantidas pela rede municipal de ensino da cidade de Lagarto-Sergipe, sendo duas escolas de rurais e duas urbanas. São aplicados questionários semiabertos com todos os professores e demais pessoas que atuam profissionalmente e de forma regular nos processos de ensino e aprendizagem, como também entrevistas com as pessoas responsáveis pela coordenação pedagógica. Os dados a respeito da identificação do trabalho coletivo são analisados conforme uma tipologia de Hargreaves (1998 apud BOY, 2011) e agrupados conforme a diferenciação de equipes de trabalho e grupos de trabalho, segundo Robbins (2004). A análise de pesquisas empíricas sobre a cooperação entre professores e a revisão bibliográfica resultou em alguns insights: há uma maior disposição de estabelecer uma cooperação pelos demais profissionais com os professores do que o inverso (BEDAQUE, 2012); há uma necessidade de estímulos constantes para iniciar e manter a cooperação profissional em âmbito escolar (DEVENS, 2007) e de uma formação continuada em serviço pela coordenação pedagógica (MARTINELLI, 2016); há um impacto da cooperação na aprendizagem profissional (AMORIM, 2016; ALMEIDA, 2017) e uma correlação entre sucesso do trabalho e disposição pela cooperação (COSTA, 2017). Espera-se que os dados levantados nas escolas sergipanas contribuam na atualização do conhecimento a respeito.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES

Notícia cadastrada em: 12/11/2018 07:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf