Banca de QUALIFICAÇÃO: JÂNIO NUNES DOS SANTOS

DISCENTE: JÂNIO NUNES DOS SANTOS
DATA: 28/09/2018
LOCAL: Auditório didática II
TÍTULO: O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA FEITURA DE SI E DO OUTRO: MEMÓRIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EGRESSOS DO PNAIC
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Gêneros textuais. Letramento. PNAIC.

Este trabalho consiste numa reflexão sobre as contribuições deixadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na prática de professoras alfabetizadoras com ênfase ao trabalho com gêneros textuais no processo de alfabetizar letrando ou letramundiando. Para isso, analisa narrativas dos professores alfabetizadores sobre as contribuições deixadas pelo PNAIC, no campo de Língua Portuguesa, referente à abordagem dos gêneros textuais atrelados ao processo de alfabetização atenta às práticas sociais de leitura e escrita no ciclo de alfabetização. Constitui-se de uma pesquisa de natureza quali-narrativas, fazendo uso da narratividade materializada por meio de entrevistas narrativas a cinco professoras de uma escola pública localizada na cidade de Igaci, agreste alagoano. Trabalha os conceitos de gênero textual, alfabetização, letramento e letramundo, a partir de autores como Freire, Ferreiro, Soares, Romão, Marcuschi, Bezerra, Barbosa e Rovai dentre outros, e toca na questão formativa do professor alfabetizador no Brasil através dos postulados de Saviani e Villela na direção de amparar a discussão no que tange ao programa de formação continuada aqui estudado (PNAIC). Tem como aporte teórico da trilha metodológica para coleta de dados Jovchelovitch e Baue, Scholze, além de Motta que fundamenta a escolha de análise dos dados coletados.

Presidente - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo ao Programa - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Externo ao Programa - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS