A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: LUIZ FERNANDO CAJUEIRO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ FERNANDO CAJUEIRO DOS SANTOS
DATA: 27/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: : O GÊNERO BIOGRÁFICO NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL SOBRE A VIDA E A PINTURA DE JOSÉ DE DOME (1955-1981)
PALAVRAS-CHAVES: Artes visuais. Educação. Gênero biográfico. Leitura imagética. José de Dome.
PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Com o intuito de analisar a produção artística de José de Dome e a sua importância para as artes visuais e o seu ensino, o presente trabalho investigou a formação e a atuação do referido artista no seu ambiente social, entre os anos de 1955, data da sua primeira exposição individual, e 1981, ano da sua última exposição, enquanto vivia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem por fundamentação os pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural, atenta ao alerta de Pierre Bourdieu (2001) a respeito da “ilusão biográfica”, ao “paradigma indiciário” apresentado por Carlo Ginzburg (1989), e às “brechas e contradições dos sistemas normativos” denunciadas por Giovanni Levi (1992). Fundamenta-se também nos ensinamentos de Norbert Elias (1996) e Vavy Pacheco Borges (2014) a respeito do gênero biográfico. Na História da arte moderna foram utilizados os estudos realizados por Giulio Carlo Argan (2001) sobre o Expressionismo, e também as considerações de José D’Assunção Barros (2015), a respeito da importância da arte africana na História da arte moderna. Quanto às questões que dizem respeito à arte Afro-brasileira, foi utilizado como referência, o trabalho apresentado por Arnaldo Marques da Cunha (2015). Para a análise das imagens artísticas, buscou-se suporte teórico nos conceitos de Erwin Panofsky (2012) sobre o “Significado nas artes visuais”, e nos estudos de Michael Baxandall (2006) a respeito do “tecido de intenções humanas na explicação histórica dos quadros”. À luz de pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural que estruturam o gênero biográfico, foi realizada uma pesquisa em textos impressos, especialmente nos jornais em circulação na época do biografado e na fala dos entrevistados que a ele fizeram referência. Estabeleceu-se uma articulação entre a vivência do artista e a sua produção, evidenciando o indivíduo com as histórias das suas atuações. Destaca-se que nas pinturas de José de Dome, a sua liberdade formal, a temática brasileira e o cromatismo por ele utilizado, dão à sua arte, características específicas, autóctones, que incluem o seu nome na História das artes visuais, entre os representantes do Expressionismo brasileiro. Considera-se este trabalho como um contributo ao processo de ensino e de aprendizagem em Artes Visuais, ao produzir conhecimentos a respeito da leitura de imagens artísticas e sobre a História das Artes Visuais e dos seus produtores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1354970 - ADRIANA DANTAS NOGUEIRA
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - JOSÉ COSTA D ASSUNÇÃO BARROS
Externo ao Programa - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Externo à Instituição - TEREZA CRISTINA CERQUEIRA DA GRAÇA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 13/07/2018 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf