Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ANDRÉ ARAÚJO MENEZES
DATA: 28/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: RASGANDO UNIFORMES E DESCOSTURANDO NORMAS DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Corpo. Subversão de Gênero.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:
Esta dissertação tem como objetivo central analisar como a expressão corporal de estudantes gays e lésbicas no espaço escolar contribuiu para a ampliação do debate sobre diversidade de gênero e sexual no currículo de uma escola de ensino médio. Adotou-se a perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista. Toda a investigação foi conduzida a partir de uma certa ideia de desconstrução de verdades e das normas de gênero, como um ato de descostura, apoiada principalmente nas teorizações de Michel Foucault, no que se refere ao exercício de um novo modo de olhar para o saber e para as relações que o entremeiam o saber-poder. A produção dos dados da investigação foi desenvolvida a partir da abordagem da metodologia pós-crítica em educação, com a realização de entrevistas. Sugere-se que os discursos de estudantes dissidentes contribuem para potencializar espaços de subversões e desestabilizações das normas de gênero, contribuindo para a construção de novos modos de se fazer gênero no cotidiano escolar.