A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE SILVA DA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE SILVA DA FONSECA
DATA: 07/06/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Didática VI, sala 16
TÍTULO: Os “Saberes Matemáticos” nas Instituições de Ensino Profissionalizante em Aracaju (1909-1971)
PALAVRAS-CHAVES: Saberes Matemáticos; Instituições de Ensino Profissional; História das Instituições Escolares; História da Educação; Sergipe.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente tese tem como objeto os “saberes matemáticos” nas instituições de ensino profissionalizante de Aracaju. A investigação tem como objetivo identificar os saberes matemáticos em três instituições de ensino profissionalizantes de Aracaju: a Escola de Aprendizes Artífices (1909), o Instituto Profissional Coelho e Campos (1922) e a Escola de Comércio Conselheiro Orlando (1923). O recorte temporal inicia-se em 1909 com a criação da Escola de Aprendizes Artífices, e o marco final em 1971, conforme a Lei Federal nº 5.692/71 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – que generalizou a profissionalização no Ensino Médio, denominado na época de ensino de segundo grau. Tornou técnico-profissional todo currículo do segundo grau compulsoriamente. Para a produção deste estudo, adotei um caminho metodológico coerente com a pesquisa histórica e com os pressupostos teóricos da História da Educação, e, sob a luz da História Cultural, defini como categorias de análises os conceitos de disciplina escolar (CHERVEL, 1990), cultura escolar (FELGUEIRAS, 2005) e instituições escolares (MAGALHÃES, 2005). Defendo a tese de que as escolas de ensino profissionalizante de Aracaju foram criadas com o objetivo de profissionalizar os jovens aracajuanos por meio de um ensino prático e teórico e que o ensino dos saberes matemáticos ocuparam um lugar de destaque nos currículos/programas contribuindo para a formação efetiva do jovem, quer no que diz respeito aos objetivos específicos da sua formação na área profissionalizante nos mercados de ofícios, quer na sua formação integral como indivíduo. O estudo põe em destaque os saberes matemáticos ensinados nas aulas de comércio e nas instituições de ensino profissionalizantes, a formação dos professores que ensinavam esses saberes, os compêndios adotados e as reformas educacionais ocorridas nesse período do estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 336.439.035-53 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1917746 - SUELY CRISTINA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - ROSEMEIRE MARCEDO COSTA

Notícia cadastrada em: 06/06/2018 08:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf