Banca de DEFESA: ANSELMO GUIMARÃES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANSELMO GUIMARÃES
DATA: 04/07/2018
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: História dos livros didáticos de espanhol publicados no Brasil (1919-1961)
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático de espanhol. Ensino de espanhol. Ensino público.

Esta tese objetivou investigar a abrangência da legislação educacional no processo de produção do livro didático de espanhol no Brasil, no período de 1919 a 1961, com vistas a compreender se houve proximidades e distanciamentos ao prescrito. O recorte escolhido levou em consideração a Lei n. 3.674, de 7 de janeiro de 1919, a qual possibilitou a institucionalização (BRASIL 1919) do ensino da língua e literatura espanhola no Colégio Pedro II, resultando como consequência a publicação da obra Grammatica da lingua espanhola para uso dos brasileiros (1920), de autoria do professor catedrático de espanhol do Colégio Pedro II, Antenor de Veras Nascentes (1886-1972). Essa gramática é uma obra fundante de um novo campo de atuação para docentes e autores de livros didáticos, visto que se trata da primeira obra do gênero produzida e publicada no Brasil. O período final refere-se à aprovação da Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961, primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB) brasileira, a partir da qual as disciplinas do Ensino de Grau Médio não mais estaria(m) explícita(s) no texto legislativo, sendo escolhida(s) pelos sistemas de ensino federal e estaduais, bem como pelos estabelecimentos de ensino. Para tanto, foi feita análise de como as obras desenvolvem levando em consideração as normas legais, os conteúdos e as instruções metodológicas expedidas pelas autoridades educacionais competentes. Nesse sentido, a tese é de que cada livro pôde, sutilmente, fugir das prescrições, utilizando-se de táticas, acrescentando conteúdo de acordo com os seus objetivos. A metodologia utilizada foi a da pesquisa histórica. A fundamentação teórica utilizada foi estruturada com base nos estudos da história dos livros didáticos, em especial nos trabalhos de Allain Choppin (1998, 2004, 2008, 2009), bem como foram usados pressupostos teóricos da história das disciplinas escolares, de acordo com André Chervel (1990), da história cultural, conforme os escritos de Roger Chartier (1990) e Michel de Certeau (1998). Para desenvolver o presente trabalho foram utilizadas diversas fontes documentais: a legislação educacional, textos de jornais, programas de ensino, livros didáticos de espanhol, relatórios de governantes, entre outras.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD