A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: ADRIANA MENDONÇA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MENDONÇA CUNHA
DATA: 28/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: sala 102 da didática 6
TÍTULO: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-EUA: ROBERT KING HALL E O PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS RURAIS DO INEP (1949 – 1951)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Rural; Relações Brasil-EUA; Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:

O propósito deste trabalho é analisar a colaboração do pesquisador estadunidense Robert King Hall com o programa de educação rural coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), na década de 1940, no Brasil. Lançado pelo governo federal em 1946, o projeto tinha por objetivos promover maior qualificação da mão-de-obra no campo, conter o êxodo rural e combater os altos índices de analfabetismo. O INEP era o responsável pela organização, coordenação e fiscalização da construção das escolas rurais, além de promover a capacitação dos docentes que atuariam nestas instituições. Hall foi contratado pelo instituto para trabalhar como técnico, ministrando um curso de aperfeiçoamento para professores e produzindo uma análise do programa. Utilizando os conceitos de Campo e Capital Cientifico de Pierre Boudieu, procuramos avaliar o papel desempenhado por Hall no campo educacional brasileiro a partir da posição ocupada por ele enquanto pesquisador estrangeiro e as relações estabelecidas com as instituições e intelectuais com os quais manteve contato. Para tanto, examinamos os relatórios produzidos pelo pesquisador estadunidenses sobre o programa, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, matérias de jornais, leis e decretos referentes ao ensino rural. Nosso objetivo foi detectar os posicionamentos de Hall em relação à educação rural brasileira e, através da confrontação das fontes, discutir se as suas propostas refletiam ou não os interesses do governo estadunidense em relação ao Brasil e, por fim, avaliar o grau de influência dessas ideias no projeto com qual cooperou. Analisando os textos produzidos por Hall, percebemos uma forte influência ideológica em seu pensamento, fruto de um período marcado pela Guerra Fria. Enquanto pesquisador estrangeiro e colaborador do INEP, Hall foi capaz de realizar uma análise crítica do programa, indicando mudanças a serem realizadas no projeto, muitas delas defendidas também por intelectuais brasileiros desde os anos 1920, ao mesmo tempo em que propunha um modelo de ensino rural baseado em experiências e modelos estadunidenses.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - RAFAEL PINHEIRO DE ARAÚJO

Notícia cadastrada em: 26/02/2018 16:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10